27.1.10

O desafio de Constâncio

Por Joaquim Letria

JÁ ESTAVAM os candidatos a vice-presidente do Banco Central Europeu a aquecer, quando o árbitro mandou toda a gente para a cabina e marcou o dia 5 de Fevereiro para data do grande confronto. Vítor Constâncio, ex-secretário-geral do PS e governador do Banco de Portugal, é o nosso concorrente, defrontando Yves Mersh, presidente do Banco do Luxemburgo. Jean-Claude Junker, presidente do Eurogrupo, decidirá.

Sem que a gente perceba a diferença entre um candidato e outro, os chamados especialistas consideram Mersh um “falcão” e Constâncio” uma “pomba”. Com o euro a deslizar e o disparate à solta, seja o que Deus quiser e que ganhe o melhor.
Cá por mim, se for Vítor Constâncio, óptimo. Se for o outro cavalheiro, excelente.

A ornitologia é que deve estar longe de resolver esta questão. Até porque a nossa “Pomba branca”, como lhe chamam na zona franca da Madeira, no BPN é o pintarroxo e no BPP é o cuco milharuco. Já no Banco de Portugal não passa duma arvela, incapaz de dizer se quer acertar o relógio ou apertar os sapatos. Um estilo que na Alemanha, e noutros países do Norte, faça ele o que fizer, não é propriamente muito apreciado.
«24 horas» de 27 de Janeiro de 2010

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Ribas said...

Parece-me mais um papagaio que falou, falou, mas foi deixando as Pegas-rabudas
apoderarem-se de tudo o que brilhava.

27 de janeiro de 2010 às 15:09  

Enviar um comentário

<< Home