25.12.09

Passatempo-relâmpago de 25 Dez 09

O DESENHO que aqui se vê (retirado de uma publicação de 1924) ilustra uma invenção que se propunha salvar muitas vidas. Pergunta-se: qual a utilidade reivindicada pelo seu criador?
Actualização: a resposta certa (incluindo a referência a outras utilizações) já está dada.

11 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Uma 'dica':

O que estava por detrás da ideia desta invenção veio, de facto, a salvar muitas vidas - mas numa versão bastante diferente desta.

25 de dezembro de 2009 às 15:02  
Blogger Luís Bonito said...

Uma luva para sinalizar perigo?
Liga-se a luz através do interruptor entre o polegar e o indicador.

25 de dezembro de 2009 às 18:16  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Na resposta anterior estão certas as seguintes palavras:

«Uma luva para sinalizar (...) Liga-se a luz através do interruptor entre o polegar e o indicador».

25 de dezembro de 2009 às 18:20  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Uma 'dica'

Pensando bem, o utilizador deveria precisar de um dispositivo desses em cada mão.

25 de dezembro de 2009 às 18:28  
Blogger Luís Bonito said...

Será que esta luva foi a pioneira da luva de descarga eléctrica (1500 V) inventada em 1935?

25 de dezembro de 2009 às 18:33  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Juntando as dicas com as parcelas certas, podemos ler:

-
«esta luva para sinalizar foi a pioneira da (???) que veio, de facto, a salvar muitas vidas - mas numa versão bastante diferente desta».

25 de dezembro de 2009 às 18:39  
Blogger Luís Bonito said...

Luva para sinalização de operários em trabalhos nocturnos (por ex. nos caminhos-de-ferro).

25 de dezembro de 2009 às 18:42  
Blogger Luís Bonito said...

Mais um palpite: utilização em veículo motorizados tipo motociclos...

25 de dezembro de 2009 às 18:44  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

É claro que a luva servia para sinalizar o que se quisesse.

No entanto, na publicação de onde se tirou a imagem, ela é referida como sendo o antepassado do pisca dos carros (extensivo, claro, a motociclos, carroças, etc)

25 de dezembro de 2009 às 18:45  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

NOTA:

A meu ver, tratava-se aqui de complicar o que é simples.
A solução actual (lâmpadas laterais fixas no veículo, e um interruptor com 3 posições) parece muito mais simples.
À parte, claro, o dispositivo de intermitência, que até há alguns anos era um relé com um contacto bimetálico.

25 de dezembro de 2009 às 18:53  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Para mais informações sobre o invento ver:

http://www.freepatentsonline.com/3638011.html

25 de dezembro de 2009 às 18:58  

Enviar um comentário

<< Home