24.11.09

Perto do desejável

Por Joaquim Letria

CÁ SE FAZEM, cá se pagam. Devia ser assim, mas ainda não é. Mas já se vê figurões a pagarem pelo que fizeram, embora os W. Bush, os Blair, os Rumsfeld, e outros de menor coturno, ainda estão em dívida pelos crimes de guerra e delitos económicos que cometeram.

Um gigantesco Nuremberga devia ser dedicado aos modernos criminosos políticos e militares pelo sofrimento que causaram e pela corrupção que espalharam. Entretanto, vemos alguns sinais que nos aproximam do desejável. O exemplo de Fujimori, o antigo presidente do Peru, hoje com 71 anos de idade, é um deles.

Fujimori foi condenado a pagar 9 milhões de dólares às vítimas e ao Estado e a cumprir 25 anos de cadeia, por ter sido considerado culpado de pagar a deputados da oposição para garantir uma maioria, pagar aos media para ter uma cobertura favorável e por ter atentado contra liberdades fundamentais, ao fazer escutas telefónicas a políticos, jornalistas e homens de negócios.

Fujimori foi ainda considerado culpado pela prisão de civis e pela organização de “esquadrões da morte” contra os guerrilheiros do “Sendero Luminoso”, no modelo que os americanos organizaram no Iraque. Alvo de quatro julgamentos, o mais longo dos quais durou 16 meses, o antigo presidente do Peru é dos raros exemplos de alguém que paga pelos crimes que cometeu e pelo sofrimento que causou. Já não falta tudo…
«24 horas» de 24 de Novembro de 2009

Etiquetas: