24.9.09

Sondagens - Uma curiosidade

A REACÇÃO dos partidos quando vem a público o resultado de sondagens é sempre a mesma: os que têm bons valores festejam-nas, e os outros (quando não se dizem perseguidos pelas empresas do ramo...) debitam as frases sacramentais «Ora, elas valem o que valem...» ou «O que conta é o resultado nas urnas».
Na realidade, não faltam histórias de sondagens que erram por muitos, o que acaba por ser importante, e por várias razões:
Primeiro, porque as pessoas têm tendência para, mesmo inconscientemente, se identificarem com quem ganha - passa-se isso com os adeptos dos clubes de futebol, p. ex.
Depois, porque os potenciais eleitores - de partidos que obtêm resultados fracos nas sondagens - são empurrados para o tal voto útil.
Mas também uma sondagem que preveja uma vitória esmagadora pode desincentivar o voto nuns ("não vale a pena, já ganharam") e incentivar o voto noutros ("se o partido grande vai ganhar de certeza, então já posso votar no pequeno da minha preferência").
Ou seja: as sondagens podem - de tal forma!- condicionar o voto, que às vezes até parece que algumas empresas do ramo estão ligadas a este ou àquele partido...
.
No interessante livro cuja capa aqui se vê, conta-se uma curiosa história:
Numa determinada terra, fez-se um estudo de mercado para saber se os consumidores de cerveja preferiam a normal ou a light, tendo a grande maioria respondido que preferia a segunda - o que era o oposto da realidade das vendas!
Um outro inquérito, feito no mesmo universo de consumidores, mas noutros moldes (em que essa pergunta aparecia no meio de outras, não sendo a mais importante), dava o número real.
O que sucedeu foi que, no primeiro caso, muitos dos inquiridos deram a resposta que gostariam que fosse verdadeira (’ingerir pouco álcool’) e não a real...

1 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Ontem, no «Gato Fedorento», MJNP ria-se, e perguntava: «Mas você ainda acredita nas sondagens?»

Ela diria o mesmo se essas mesmas sondagens dessem valores opostos?

E será que disse isso a Paulo Portas, quando andava pelo CDS e ele teve uma empresa do ramo (a AMOSTRA)?

25 de setembro de 2009 às 09:39  

Enviar um comentário

<< Home