21.8.09

Meia volta

Por Joaquim Letria

FAZ-ME PENA VER o nosso ciclismo reduzido a meia volta a Portugal. Não sou tão antigo que tenha vivido a épica aventura de Nicolau e Trindade. Mas Alves Barbosa, Ribeiro da Silva e Joaquim Agostinho atraíram milhões de miúdos como eu para o desporto, primeiro para a berma das estradas, depois para os velódromos de Alvalade, Alpiarça, Loulé, onde me lembro bem de ver estádios cheios para assistirem a emocionantes corridas de pista. Agora só há campos de futebol…

A emoção dos relatos radiofónicos da nossa Volta, os arrebatadores Prémios de Montanha dos Alpes, no “Tour” e no “Giro”, a rudeza e o calor da “Vuelta”, o drama das quedas. Nem a NBA na SportTV…

O “frisson” dos jornais de actualidades nos cinemas, as etapas a cores no “Paris-Match”, as festas, as meninas, os “maillots”, Louison Bobet, séculos mais tarde Eddie Mercx, as entradas em Paris de Barbosa e Agostinho, as quedas dramáticas, o imponderável do doping, a cocaína no selim dos primeiros colombianos, os “cachets”, o anonimato feroz do pelotão, as pernas que escaldam, a raiva de vencer, o protagonismo das fugas, a glória das camisolas amarela ou rosa e o podium!

Também não é aqui que vou cair no fadinho de “no meu tempo é que era bom”! Mas meia volta a Portugal?! Tenham paciência!

«24 horas» de 21 de Agosto de 2009

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger MTeresa said...

Com a "meia volta a Portugal" tirou-me as palavras da boca! Não sei se o país está a encolher, mas a sensação que tenho é que a Volta está cada vez mais pequena! Será que também ela é "vítima" da tão famosa crise?!

21 de agosto de 2009 às 13:52  
Blogger R. da Cunha said...

E faltam os clubes: o Porto, o Benfica, o Louletano, o Sangalhos, o Acadénico, entre outros. E davam a volta "A" Portugal. Agora, só nas cidades ou vilas que entram com "algum".

21 de agosto de 2009 às 22:28  
Blogger Táxi Pluvioso said...

Não sei se não haverá mais campos de golfe.

22 de agosto de 2009 às 11:12  
Blogger Francisco Castelo Branco said...

Há muito que a volta perdeu o seu interesse.

Em primeiro porque são cada vez menos os portugueses a ganha-la, honra feita a Nuno Ribeiro nesta década. E se não ganham são menos os portugueses com possibilidade de correr lá fora.

Em segundo, tambem por causa da extinção do ciclismo do Sporting e do Benfica que certamente traziam emoção á estrada.
O porto nunca poderia participar pois como é uma modalidade sem árbitro, nunca ganhariam...

E tb o facto de terem acabado com as duas semanas tirou emoção à prova.

O facto das equipas nacionais estarem sempre a mudar de nome por causa dos patrocinadores tb não ajuda nada

Enfim apontei 4 razões, mas poderiam ser muitas mais

É verdade, no principio de Agosto os portugueses estão todos de férias e apetece ir á praia. Que tal Setembro? ou mesmo no principio da temporada?

23 de agosto de 2009 às 17:15  

Enviar um comentário

<< Home