28.7.09

Ao natural

Por Joaquim Letria

O ALGARVE ESTÁ VAZIO como há muitos anos não o viam. Sem nenhuma oferta cultural, o sol, a praia e a noite são as suas principais animações, mas mesmo esta última é muito mais frequentada pelos portugueses que por lá andam do que pelos turistas estrangeiros que nos procuram.

A crise é tal que os laboratórios de produtos farmacêuticos e os seminários de auto-ajuda, aproveitando os preços a contento, enchem os hotéis à disposição dos jogadores de golfe com as suas super-reuniões, colóquios e congressos.

Imaginem o II Congresso Ibérico de Medicina Anti- Envelhecimento, em Vilamoura. Prevenção do cancro, das depressões, da demência, da esquizofrenia, do raquitismo, dos enfartes. Se não fosse esta encomenda eu não teria a alegria que se segue, porque foi nessa douta reunião que o Prof. Michael Holik avisou para as pessoas não se porem ao sol com protectores solares, porque bloqueiam a entrada de vitamina D.

O Prof. Holik defendeu mesmo que durante dez minutos por dia, devíamos apanhar sol sem protector. Ah g'anda Holik! Que cansaço eu tinha de só ouvir falar no cancro da pele e que saudades de apanhar sol em pêlo e ao natural!

«24 horas» de 28 de Julho de 2009

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Em Lagos, há um único cinema.
Está fechado há anos, com uma tabuleta a indicar que «Abre brevemente».
Mas não podemos queixar-nos da gerência:
Os filmes eram os mesmos que passavam no resto do país; os preços e os horários eram os habituais.
Simplesmente... as salas estavam, com frequência, às moscas.

-

Quanto a livrarias:
Havia uma, pequena, no centro.
Quase sempre sem ninguém.
Mesmo ao lado, vendiam-se livros em saldo - idem.

Fechou, e abriu uma outra, mais periférica - também sem freguesia.

Havia um alfarrabista que também fechou.

Neste momento, há uma pequeníssima feira de livros (junto ao Mercado de Escravos), mas não parece ter horários. Quando lá vou, a maior parte das vezes bato com o nariz na porta.

28 de julho de 2009 às 11:19  
Blogger MTeresa said...

Quanto a essa feira de livros também me acontece o mesmo.... já fiz 3 tenativas todas com o mesmo resultado.... fechado!

Quanto ao cinema é uma pena ter fechado.... a sala 2 era mto pequena, mas a 1 era boa... não se entende, ou melhor eu até entendo tendo em conta que os lacobrigenses preferem ir a Portimão ou à Guia fazer as suas compras e ir ao cinema do que apostar na sua cidade. É triste, mas é a realidade. Falta dinamismo ao comércio local.

28 de julho de 2009 às 11:34  
Blogger Chinha said...

Há 2 anos que não vou ao Algarve e como tal um pouco arredada do que por lá se passa por esta altura de Verão.

Agora em relação ao sol sem protector, isso é comigo mesmo.

Odeio protectores solares e desde longa ,( muito longa mesmo)data que faço praia usando o minimo possivel tais protectores.

Desejo umas boas férias de fôr caso disso....

Eu ainda trabalhando.

Um bom resto de semana

Bjitos

28 de julho de 2009 às 15:16  

Enviar um comentário

<< Home