25.6.09

Verão

Por João Paulo Guerra
Ora aqui está uma notícia como deve ser: em Évora, um estudante alcoolizado mordeu um polícia.

O FACTO TORNA-SE ainda mais pitoresco por o polícia pertencer ao Corpo de Intervenção e Cinotécnico. A notícia, porém, não dizia se o cão-polícia se virou ao estudante, em defesa do tratador, ou se o agente resolveu a ocorrência por meios próprios.

O que é certo é que o Verão chegou em força às notícias. Abriram as épocas dos fogos e balnear, há cada vez mais namoradas de Cristiano Ronaldo prontas a despirem-se de preconceitos nas páginas dos jornais e revistas, os festivais de rock atropelam-se uns aos outros, está na época dos santos da casa se tornarem populares, Sílvio Berlusconi ri-se enquanto o mundo se entretém com escândalos de prostituição e consumo de cocaína e as novidades sobre transferências do futebol mostram que a crise, quando chega, não é para todos. Se não fosse a recessão, o mundo estaria no melhor e mais despreocupado dos mundos.

Mas até mesmo a crise tem dias porque o discurso miserabilista e deprimente não ajuda um país de eleições como Portugal. E há maneiras portuguesas mais suaves de dizer que o desemprego continua a crescer. Diz-se, por exemplo, que está a crescer embora um pouco menos, no que poderá vislumbrar-se uma vela a tremeluzir no fundo de um túnel por fazer. Ou será apenas um caga-lume de passagem? Seja o que for é certamente de bom augúrio.

A par da notícia do estudante alcoolizado que mordeu um polícia, a mais palpitante novidade para os portugueses deve ter sido a de que em breve haverá telemóveis para falar debaixo de água. Assim há no horizonte pelo menos uma garantia: mesmo que o país vá ao fundo, os portugueses vão poder continuar a falar, falar, falar...
.
«DE» de 25 de Junho de 2009. NOTA (CMR): O desenho, da autoria de José Abrantes, foi feito para ilustrar «As Aventuras de Salvador, o Consultor», publicadas na revista Valor.

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger O Puma said...

Curioso

hoje foi noticiado

um macaco a mijar

na cabeça de um chefe de estado

em conferencia de imprensa

ao ar livre

25 de junho de 2009 às 22:29  
Blogger Alhosvedrense said...

Como é que se fala debaixo de água? Um gajo não fica com a boca cheia dela? ... ou será que tem escafandro?

27 de junho de 2009 às 00:41  

Enviar um comentário

<< Home