23.6.09

O Hermitage em Amesterdão

Por Joaquim Letria

O FAMOSO MUSEU russo Hermitage abriu um polo permanente em Amesterdão. Com nove mil metros quadrados, menos da décima parte da casa mãe de São Petersburgo, o museu enriquece a cidade que já alberga, entre outros, o Rjlkesmuseum e o Van Gogh, com mais um auditório, um centro de estudos e, principalmente, com uma rica colecção para ser visitada por crianças, um novo pólo de grande atracção do museu fundado em 1764 por Catarina da Rússia.

Mikahil Piotrovski, o homem que mandou Lisboa passear para a localização deste projecto, desejado por Isabel Pires de Lima, acusa o Governo de Sócrates de “ter maltratado uma das melhores exposições que o Hermitage fez na Europa e não ter feito com que o museu russo se sentisse mesmo desejado”.

O Hermitage vai levar em regime rotativo, a estas instalações recuperadas dum velho asilo de Amesterdão, agora inauguradas por Medvedev e pela rainha da Holanda, grande parte das fabulosas peças adquiridas pelos czares ao longo da História. A próxima colecção trará a Amesterdão obras de Braque, Matisse e Picasso e deverá atrair centenas de visitantes. A exposição de Lisboa, em 2007, levou à Ajuda mais de 100 mil visitantes em quatro meses. A Rússia suspendeu as restantes exposições acordadas para Lisboa. Recorde-se que o Hermitage disputa com o Louvre, de Paris, a primazia da melhor colecção de arte do mundo.

«24 Horas» de 23 de Junho de 2008

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Carlos Portugal said...

Não tenho opinião formada sobre o eventual acolhimento de uma sucursal do Hermitage em Lisboa, nomeadamente que vantagens e problemas daí poderiam advir, mas parece-me urgente e necessário que se esclareça o que levou o dito cavalheiro a afirmar que Portugal terá "maltratado uma das melhores exposições que o Hermitage fez na Europa e não ter feito com que o museu russo se sentisse mesmo desejado”.
Visitei a exposição e tinha toda a dignidade. Sabemos todos que ali foram investidos fundos do Estado que ultrapassaram o razoável do Orçamento do ministério da cultura, ao mesmo tempo que os museus públicos andam à míngua.
O que era preciso mais para convencer o dito senhor Piotrovski? Por favor, expliquem-me! Assim só não chega.
Porque razão este é um país de segredinhos, de meias palavras e de insinuações?

23 de junho de 2009 às 14:54  
Blogger Miguel Gomes Coelho said...

Sim, e depois ?
Tudo isto é pouco para tanto Letria...

23 de junho de 2009 às 15:51  
Blogger JSA said...

esta abertura tem ainda mais piada, conquanto, segundo me recordo, São Petersburgo terá sido construída por Pedro o Grande precisamente para reproduzir o estilo de Amesterdão, cidade que o czar russo visitara antes.

23 de junho de 2009 às 18:30  

Enviar um comentário

<< Home