26.5.09

Imigrantes

Por João Paulo Guerra
Parece que a cedência do Governo às reclamações para despachar imigrantes vai ser inútil.
OS IMIGRANTES estão a ir-se embora pelo seu pé, porque Portugal não só está menos atractivo como está mais xenófobo. Aliás, cotejando apenas as vantagens económicas e demográficas do acolhimento de imigração em Portugal, dificilmente se compreende porque foi o Governo ceder a algum patronato e a uma extrema-direita envergonhada e mascarada de democrata, para a qual todos os males do país e do mundo vêm sempre dos pretos, dos amarelos, dos castanhos, dos assim-assim, dos eslavos, dos orientais, dos sulistas, dos sotaques, dos modos e costumes, da diferença. O que é arrepiante. Imagine-se o horror de um país inteirado clonado à imagem e semelhança dos betinhos e queques do Jovem Portugal!
Mas o que é certo é que a extrema-direita falou no assunto e o Governo cedeu de pronto, logo aplaudido pela direita fala-barato e por burocratas da política e até do sindicalismo que encaram as pessoas como números e as sociedades como um conjunto de quotas, níveis, coeficientes, recorrentes, marcas, massas e bitolas. Tudo isto sem que o Governo, ou seja quem for, saiba responder com precisão a perguntas elementares: quantos imigrantes residem efectivamente no país? Quantos estão integrados, têm contratos de trabalho, direitos e deveres, segurança social, acesso á saúde, educação?
As arengas demagógicas e oportunistas contra os imigrantes, para além de xenófobas, são também deseducativas e perigosas. Imagine-se que os países de acolhimentos da emigração portuguesa seguiam as falácias de alguns pregadores da política doméstica e recambiavam de volta para "a terra deles" os 30 milhões de lusos espalhados por todo o mundo?
«DE» de 26 de Maio de 2009

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

Muitos dos imigrantes já partiram, para outra, nomeadamente os do leste europeu. E as quotas nem sequer têm sido preenchidas. Medidas a soar ao demagógico.

26 de maio de 2009 às 19:32  
Blogger lusitânea said...

De certeza que se estão a ir embora? Os de maior número?Aqueles que estão instalados nos bairros sociais e a RSI?E a maior parte deles já todos "nacionais"?De certeza?Não andam a tratar de papéis para "reuniões familiares", "casamentos", trazer mais "filhos"?De certezinha?
E para quê?Para engrossarem o desemprego?Para aumentar a necessidade constante de mais bairros sociais?E quem é que paga?São auto-suficientes?Os seus países de origem retribuem irmãmente aquilo que aqui se "dá"?Os Portugueses brancos são bem tratados lá na terra deles?Também nos dão assim a nacionalidade de olhos fechados?Ao fim de 6 anos de permanência dos quais 3 podem ser em prisão?
Para de pois termos que receber menos para outros receberem mais?Para trabalharem tão baratinho que branco não pode aceitar?E ter que ir de mala de cartão outra vez por aí fora?Não se "escolhe mada"?Quem escolhe é só quem vem?Nada de perguntas? Todos servem?Incluiindo os que se vêm tratar e que ficam toda a vida?Com custos de tratamento a 2000 euros mês só para os comprimidos?tanta humanidade, tanto amor pelo mundo.Só que esquecem um pequeno pormenor.Ninguém nos dá a riqueza deles.nem diamantes, nem petróleo, nem metais.Antes pelo contrário.Pedem.Pedem sempre e cada vez mais.Grandes missionários afinal nos sairam os nossos humanistas...
PS
Por muito que escrutinem isto não é de "extrema direita".é só bom senso...

29 de maio de 2009 às 18:14  

Enviar um comentário

<< Home