18.5.09

Hospitais e saúde

Por Joaquim Letria
DOIS CIRURGIÕES PORTUGUESES transplantaram em simultâneo o coração e um rim a um paciente, nos hospitais da Universidade de Coimbra, segundo uma notícia de poucas linhas nos jornais.
Esta equipa mista dos serviços de cirurgia cardio-torácica e de urologia, liderada respectivamente pelos cirurgiões Manuel Antunes e Carlos Alberto Bastos, merece tudo. Por isso, se calhar, ninguém lhe agradece, apesar de devermos ter orgulho por, no universo cada vez mais reduzido e desprezado dos médicos portugueses, ainda haver quem dê provas de saber, profissionalismo, dedicação e competência.
Acolher um homem de 60 anos de idade, que há 10 anos transplantara o fígado, para lhe mudar o coração e um rim, não cabe na gestão hospitalar com que Portugal está a dar o golpe de misericórdia no Serviço Nacional de Saúde. Os hospitais privados têm razoável hotelaria. Mas são só alguns hospitais públicos e escassos médicos que fazem os trabalhos difíceis, em recursos humanos e financeiros, que por cá ainda nos podem servir e orgulhar, como acontece neste caso.
«24 Horas» de 18 de Maio de 2009

Etiquetas: