13.9.08

… ao fundo do túnel

Por Antunes Ferreira
É SABIDO, consabido e, até, multissabido (deixem-me pleonasmear ou neologismar…) que é universal a asserção «uma luz ao fundo do túnel». Em Portugal, Mário Soares ficou ligado a ela quando tentou alimentar as esperanças dos Portugueses num futuro melhor, aquando dos momentos realmente muito difíceis que se viviam nos domínios financeiro e económico, quando o FMI era um examinador impiedoso face ao aluno cábula, desleixado e mal comportado que o nosso País era. Ficou gravado nas memórias de quase todos nós um nome: Tereza Ter-Minasian. E por aqui me fico.
Políticos, dirigentes, empresários, religiosos (são apenas uns parcos exemplos da panóplia universalizada) todos eles usam a expressão e, frequentemente, dela abusam. Serve para tudo, mas principalmente para anunciar caminhos perfeitos (ou quase) que contentem os cidadãos quanto ao futuro.
(...)
Texto integral [aqui]
NOTA: blogue do autor: Travessa do Ferreira.

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Márcia Reboredo Du Maria said...

Uma vez mais lhe venho dizer que Você escreve muito bem. Não sei interpretar o que vc quer dizer com esse tal de Sócrates, nem do Queiroz. O primeiro me parece que é o chefão de Portugal. É mesmo?
De qualquer jeito, minhas felicitações.
Bjsss

13 de setembro de 2008 às 23:18  
Blogger Táxi Pluvioso said...

Como no 2001 - Odisseia no Espaço, o mundo is full of portugueses. Aconteça o que acontecer, há um português metido ao barulho.

14 de setembro de 2008 às 07:13  
Blogger Manuel Silva said...

Senhor Antunes

Gostei muito, palavra. Não persebi muito bem porque o Engenheiro José Sócrates e o Professor Carlos Queiroz estão neste hestoria. Mas não faz mal. Eu também gostei.

14 de setembro de 2008 às 21:39  
Blogger João A. Raul Silva said...

Já há um tempo que não passava por cá. Vim agora, depois de ter visitado o www.travessadoferreira.blogspot.com

Tenho de, mais uma vez, felicitar o Antunes Ferreira. As crónicas são excelentes. E o blog também. Emuito visitado.

15 de setembro de 2008 às 19:03  

Enviar um comentário

<< Home