26.8.08

Olimpíadas gregas

Por Nuno Crato
SE O LEITOR ESTAS FÉRIAS FOR À GRÉCIA, não deixe de passar por Atenas, que possui alguns dos testemunhos mais belos da civilização grega. Não se esqueça de ver a Torre dos Ventos e não perca o Museu Arqueológico. Neste, entre pela secção micénica e deslumbre-se com a máscara de Agamémnon. Percorra os artefactos minóicos e pré-clássicos e espante-se com o avanço daquela civilização.

Máscara de Agamémnon
Há algumas décadas, parecia fora de moda falar do milagre grego. Mas nada do passado é tão actual. Os Gregos foram extraordinários na arte e na ciência. A arte é tão espantosa que os visitantes do museu arqueológico podem esquecer-se da ciência.
Mas explore bem as diversas alas e não saia sem ver o mecanismo de Antiquítera.

O mecanismo de Antiquítera
Encontra-se numa sala modesta, mas é um dos produtos mais extraordinários da ciência e da técnica gregas. Foi encontrado em 1901 no fundo do mar, frente à ilha de Antiquítera, o que lhe deu o nome. É um mecanismo extremamente complexo, com dezenas de rodas dentadas de que sobrevivem 29. Servia de relógio astronómico. Calculava as posições do Sol e da Lua, as estações, as fases lunares, os meses e as posições de Vénus e Marte.
Nada de semelhante foi construído até à Idade Média, quando foram inventados os relógios mecânicos com sistemas de rodas dentadas. Descobriu-se há poucas semanas que o mecanismo podia prever eclipses e que continha ainda um calendário dos jogos olímpicos.
Num dos discos, conforme relata o estudo publicado na «Nature» (vol. 454, pp. 614–617), estão marcados os jogos pan-helénicos, que se realizavam em ciclos de quatro anos. Nada de mais actual.
«Passeio Aleatório» - «Expresso» de 23 de Agosto de 2008 (adapt.)

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Dinis said...

O post anterior não permite comentários: como é que se faz um "print screen"??
;)

26 de agosto de 2008 às 16:16  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Os teclados "normais" (pelo menos os dos computadores de secretária) têm uma tecla, do lado direito, em cima, que diz 'Print Screen'.
Clicando nela, a imagem que estiver no monitor fica em memória.

Em seguida, abre-se um programa qualquer de imagem (pode ser o Paint) e faz-se Editar > Colar.

A imagem fica disponível, e depois faz-so o Guardar Como.

26 de agosto de 2008 às 17:30  
Blogger Unknown said...

O que é curioso é que o chamado milagre grego ocorreu quando a Grécia se encontrava dividida em cidades estado.
Depois Filipe da Macedónia unificou-a e no fim a Grécia servia para dar escrevos intelectuais aos romanos. O milagre tinha acabado.
Qualquer ilação que se possa tirar deste exemplo para a Europa e para a União Europeia devia ser motivo de meditação e ponderação.
Small is beautifull.

26 de agosto de 2008 às 19:35  

Enviar um comentário

<< Home