19.8.08

Ciência para Extraterrestres

Por Nuno Crato
SE OS MARCIANOS que, como toda a gente sabe, não têm ouvido para a música viessem à Terra investigar o sucesso musical, talvez gostassem de saber quem são os grandes compositores terrestres.
Podiam começar por ir a algumas lojas e ver quais são os mais vendidos. Claro que era uma aproximação, mas de certeza que não falhavam Mozart, nem Beethoven, nem Amy Winehouse. Em seguida, se quisessem ser prudentes, viam as datas das composições. «Rehab», desta última artista, data de 2006, enquanto «A Flauta Mágica» foi composta por Mozart em 1791 e sobrevive como uma das obras mais vendidas de sempre.
De volta ao seu planeta, os marcianos podiam ir seguros de que este último compositor era um dos grandes. Falhavam certamente alguns, mas acertavam em muitos.
De igual forma, se os marcianos aterrassem na Praça do Comércio e procurassem saber quem são os grandes cientistas portugueses, talvez começassem por ir a algumas bases de dados de publicações científicas: o ISI, o PubMed, ou o MathSciNet. Escolheriam uma base internacional — também não seria perguntando a alemães que se convenceriam da qualidade de Beethoven — e veriam quais os artigos científicos que tiveram mais repercussão. Veriam o número de vezes que os artigos são citados, pois essa é a medida mais simples da influência a prazo de um artigo.
Soube-se esta semana qual é o artigo mais citado internacionalmente em que um português é co-autor. Esse artigo ultrapassou as 5600 citações, o que é absolutamente extraordinário.
Os marcianos talvez falhassem alguns dos grandes cientistas portugueses, mas não lhes escaparia Carlos Fiolhais.
«Passeio Aleatório» - «Expresso» de 12 de Agosto de 2008
Nota (CMR): no decorrer da habitual tarefa de desencantar uma imagem para ilustrar esta crónica, achei que, em vez de um boneco de um ET ou da fotografia do Carlos Fiolhais, ficava melhor a capa deste livro, que foi o primeiro que li dele. Não é por acaso que o Fiolhais é um dos muitos autores convidados do Sorumbático, e que o seu blogue , o DE RERUM NATURA, está nos meus favoritos há muito tempo.

Etiquetas: