31.7.08

Tiroliro

Por João Paulo Guerra
Há massagens e massagens e o Comando Marítimo do Sul proibiu nas praias algarvias as massagens que, sabendo-se como começam “ninguém sabe como acabam”, podendo resvalar para “situações mais íntimas”.
O PRESIDENTE da Associação de Hotéis do Algarve ainda pensou que se tratava de “uma piada” própria da ‘sealy season’. Mas é mesmo assim. Alegando em primeiro lugar motivos de pudor e, em segunda mão, razões de “saúde pública”, um pudibundo cabo-de-mar proibiu as massagens nas costas… do Algarve.
Nesta decisão, que revela tanto excesso de pulso como falta de senso, pesam ainda alguns factores nebulosos quanto aos praticantes das massagens que terão desencadeado a querela. Nos últimos tempos terão sido detidos no Algarve alguns cidadãos chineses, com permanência ilegal em Portugal, que oferecem a turistas e equiparados préstimos de massagista. A Capitania de Faro terá confundido as suas atribuições com as do Serviço de Estrangeiros. Seja como for, o zeloso e apudorado comandante marítimo conquistou por direito próprio um lugar no quadro de honra da ‘sealy season’ de 2008.
Lembro-me dos meus tempos de criança, quando o cabo-de-mar corria sistematicamente as praias da Linha de Cascais para reprimir as senhoras e meninas que não usassem um pequeno saiote sobre a tanga do fato-de-banho. Dedicaram-lhe um arranjo de uma cantiga da época, adaptada com a seguinte letra:
.....“Lá em cima está o sargento Tiroliro
.....Cá em baixo está o cabo Tiroló.
.....Juntaram-se os dois na praia
.....para ver quem usa saia
.....ou quem usa tanga só”.
Era uma chalaça dos tempos de chumbo, com a moral dos “Ballet Rose” no poder. Os tempos mudaram. O que não quer dizer que tenham mudado as mentalidades dos Tiroliro.
«DE» de 31 de Julho de 2008 - c.a.a.

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Não será "Silly Season"?

31 de julho de 2008 às 20:21  
Blogger Jonas said...

Sim! Não será silly season?
hehehe

31 de julho de 2008 às 22:45  
Blogger Margarida Serôdio Martins said...

É mesmo silly season Sr. João Paulo Guerra. Na melhor escrita suja o erro, adaptando livremente o ditado, como livre foi a adaptação do Tiroliroliro, Tiroliroló. O que não quer dizer que o Comando Marítimo do Sul devia estar calado ou ir pregar para outra freguesia, sei lá, na Patagónia.
Mesmo assim, Sr.JPG não meta farpas destas...

1 de agosto de 2008 às 01:22  

Enviar um comentário

<< Home