29.7.08

Silêncio

Por João Paulo Guerra
Documento da CIA referido no texto,
com a indicação «This page was last updated on 24 July 2008»
Dizem as gazetas que o silêncio de Manuela Ferreira Leite se torna “cada vez mais insustentável” para o PSD, onde já se movimentam, embora “em surdina”, as oposições intestinas.
CURIOSO PAÍS ESTE, onde as críticas ao silêncio se fazem em surdina e vice-versa. Deve ser por esta e por outras que Portugal não ata nem desata: porque não há quem dê um grito ou um murro na mesa. Em vez disso, murmura-se, sussurra-se, cicia-se, cochicha-se e resmunga-se. Mas, embora se rosne, jamais se morde. Suspira-se e aguenta-se. Tudo isto porque se teme.
O medo na política em Portugal dava um tratado e alguns romances. Vem das trevas da Idade Média, passa pelas fogueiras da Inquisição e pelos aljubes, degredos, “safanões a tempo” e perseguições do fascismo. Desde esses tempos sombrios os portugueses adquiriram o tique de olhar por cima do ombro antes de abrir a boca. “O medo vai ter tudo”, escrevia o poeta Alexandre O’Neill. E a verdade é que teve e tem. Provérbios como “a palavra é de prata e o silêncio é de ouro” ou “o calado é o melhor” traduzem a sabedoria ensinada pelo medo e com experiência ganha na teoria da conveniência. “Pouco barulho”, “caluda” e “bico calado” são dísticos nacionais. Em Portugal não é a falar que a gente se entende. É calando-se ou, vá lá, falando baixinho e pelas costas.
E é assim, segundo vem nos jornais, que as coisas se estão a passar no PSD. A presidente do PSD fez votos de silêncio e a contestação interna, de tão surda, é muda. Terá inconvenientes mas também tem as suas vantagens. Com efeito, o silêncio e a surdina no PSD blindaram o partido em relação à espionagem internacional. Segundo o World Factbook da CIA, o presidente do PSD ainda é… Luís Filipe Menezes.
«DE» de 28 de Julho de 2008 - c.a.a.
NOTA (CMR): Esta crónica, do autor-convidado J. P. Guerra, é aqui afixada no seguimento da anterior, de J. Letria. Imagine-se que a CIA se lembrava de convidar para Guantánamo alguns dirigentes partidários portugueses! Já viram que era bem capaz de levar alguns enganados? Bem... se calhar não seria muito grave...

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Luís Bonifácio said...

Nada de anormal, vindo dos Estados Unidos era de esperar pior, tal como aconteceu há uns anos quando num relatório sobre a segurança mundial, no qual o Espanhol era a lingua que se falava em Portugal e a Peseta a moeda que por cá circulava.

29 de julho de 2008 às 09:11  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Agora pense-se que essas alminhas fazem bombardeamentos, golpes-de-estado e raptos baseados em tais informadores!

Recentemente, pude ver, num canal temático da TV Cabo, um americano ligado à CIA a quem perguntaram se, no meio dos gajos que levavam para Guntánamo e para as prisões secretas, não iam, à mistura, muitos inocentes, por engano.

Com a maior das calmas, o gajo respondeu:

«Sim, são coisas que às vezes acontecem»

29 de julho de 2008 às 10:12  

Enviar um comentário

<< Home