18.6.08

Manuela Ferreira Leite e os camionistas

Por José Medeiros Ferreira
LEIO NO DIÁRIO ECONÓMICO declarações perfeitamente demagógicas de Manuela Ferreira Leite sobre o seu inexplicável silêncio durante a crise dos camionistas. A recém líder do PSD não soube o que dizer de útil na emergência, isso pareceu-me claro. Daí a procurar refúgio na sua condição de mulher e de avó já é demais e um péssimo sinal. Que estava em Londres com o neto e que «Não se deve esperar que as mulheres só pensem na política 24 horas por dia».
Mau serviço à política e às mulheres.
«Bichos Carpinteiros» de 17 de Junho de 2008 - c.a.a.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

A 2ª parte do Editorial do «DN» de hoje diz o mesmo, com mais palavras:

-

Manuela Ferreira Leite escolheu um elogio às capacidades das mulheres para sublinhar o fim de um período em que dirigiu o maior partido da oposição por telemóvel, a partir de Londres, onde estava a acumular as funções de líder partidária, mãe e recém-avó.

"Não se deve esperar que as mulheres só pensem na política 24 horas por dia. As mulheres são mais capazes de acumular tarefas e ocupações do que os homens", disse.

Manuela está coberta de razão quando diz que se fazem "discursos lindíssimos" sobre lugares para mulheres, mas depois entende-se que elas devem estar na política como os homens. Na verdade, não faz sentido tentar impor o cânone masculino às mulheres e essa é talvez a melhor explicação para elas estarem afastadas da coisa pública..

Ocupamos o terceiro lugar a contar do fim quando contabilizamos a quantidade de mulheres em cargos governamentais (apenas 11%) entre os 27 países da UE. Nos negócios, o panorama também é desolador. Há apenas 3% de mulheres nos lugares de topo das empresas - a média comunitária é de 10%.

Estas tristes estatísticas dão razão ao lamento de Manuela. E o elogio às mulheres parece ainda mais justo vindo de quem não usou o seu género para granjear apoios nas eleições do PSD. Ontem pode tê-lo começado a fazer. A nível nacional.

18 de junho de 2008 às 14:07  
Blogger Jorge Oliveira said...

MF Leite é uma burocrata. Esteve escondida durante o criminoso bloqueio dos camionistas, porque não sabia que dizer. Mas apareceu prontamente a criticar a opção dos irlandeses, que se limitaram a votar contra um Tratado cozinhado por burocratas.

19 de junho de 2008 às 23:07  

Enviar um comentário

<< Home