27.5.08

Buracos negros

Por Nuno Crato

UMA DAS MAIORES NOTÍCIAS PARA A CIÊNCIA em 2008 é a abertura do Large Hadron Colider, o LHC, que está agora a ultimar a montagem de alguns aparelhos e a fazer testes para iniciar a sua actividade plena.
.. O LHC é um acelerador de partículas, um aparelho imenso, o maior até hoje construído. Acelera partículas subatómicas e atira-as então umas contra as outras, com uma energia concentrada até hoje não conseguida em aparelhos semelhantes. Situa-se em Genebra, tem a forma de um gigantesco tubo circular, com 27 km de perímetro, e está enterrado a alguns metros de profundidade. É tão grande que se distribui entre a Suíça e a França. Será capaz de fazer chocar partículas a velocidades tão elevadas que se espera que, nesse choque, seja capaz de libertar outras até hoje não observadas.
.. Segundo uma especulação científica muito discutível, é possível que as energias criadas sejam capazes de criar mini buracos negros que rapidamente se dissipariam devido à chamada radiação de Hawking. Ter falado nisto foi o suficiente para que alguns fanáticos começassem a espalhar receios sobre o LHC, dizendo que este iria criar um buraco negro que engoliria a Terra.
.. Como alguns cientistas fizeram notar, há muitos milhões de anos que a Lua, que não tem atmosfera, é bombardeada com raios cósmicos com energia superior à das partículas que o LCH irá produzir. O que significa que, a ser verdade que essas colisões possam originar mini buracos negros, muitos deles têm sido produzidos sobre o nosso satélite e se têm desfeito imediatamente.
.. Olhemos para a Lua. Ela ainda lá está. Os buracos negros mais difíceis de dissipar são os das mentes fanáticas.
«Passeio Aleatório» - «Expresso» de 24 Mai 08 (adapt.).
-
NOTA (CMR) - Para ilustrar esta crónica de N.C., hesitei entre esta imagem (obtida aqui) e um vídeo a colher no YouTube; e estes não escasseiam - uma pesquisa em LCH dá 859 à escolha... entre eles, uma boa quantidade acerca do fim do mundo que vem a caminho!

Etiquetas: