31.5.08

Aterrar ou amartar?

Por Antunes Ferreira

A CONQUISTA DO ESPAÇO vai avançando e registando os pontos do progresso que se vem desenvolvendo. Uma boa parte de nós recorda a emoção sentida com a cadela de raça laika, de seu nome Kudriavka (do qual ninguém se lembra, pois o que ficou foi a Laika), o primeiro ser vivo a viajar no espaço, na nave Sputnik II.
.. No domingo passado uma pequena sonda rasgou o céu avermelhado de Marte e aterrou suavemente no pólo norte do planeta gelado, de onde logo enviou fotos sensacionais. Tratava-se da Phoenix que ali chegou pouco antes da uma da madrugada, hora de Lisboa. A NASA suspirou de alívio. Correra tudo bem. A população mundial quase nem se apercebeu disso e não embandeirou em arco quando as notícias encheram o nosso planeta. O hábito é terrível.
.. A Lua sempre atraiu a atenção do homem, e este interesse ficou registado na poesia, na literatura e na ficção científica. Em 1865, numa famosa obra de ficção intitulada "De la Terre à la Lune", Júlio Verne escreveu sobre um grupo de homens que viajou até a Lua usando o projéctil de um gigantesco canhão.
.. O major soviético Yuri Gagarin foi o primeiro homem no espaço, num voo orbital de 48 minutos, a bordo da nave Vostok I, a 12 de Abril de 1961. Gagarin foi o autor da famosa frase: «A Terra é azul, e eu não vi Deus».
.. Depois, a corrida pela Lua acentuou-se entre soviéticos e norte-americanos que pareciam estar mais atrasados. Mas, depois de um célebre discurso do presidente Kennedy, a missão Apollo 11 chegava à superfície do nosso satélite, em 20 de Julho de 1969. Neil Armstrong e Edwin Aldrin tornaram-se os primeiros homens a caminhar no solo lunar. Ficou famosa a frase do primeiro ao pisar na Lua, Neil Armstrong: «Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade».
.. Os vai-vem espaciais são emblemas da nova maneira do homem viajar no espaço. Os «autocarros espaciais» foram cinco: Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour. Os dois primeiros, desaparecidos em pavorosos desastres, mataram os respectivos tripulantes, que, assim, engrossaram o número dos mártires do espaço.
.. Desta feita foi a Phoenix que caiu a 20,4 mil quilómetros por hora ao entrar na atmosfera marciana, o que já reduziu a velocidade, permitindo que um pára-quedas se abrisse e que os retro-propulsores entrassem em funcionamento. O processo levou 14 minutos, concluindo de forma angustiante uma viagem de 680,75 milhões de quilómetros em dez meses.
.. Os cientistas tinham descoberto, em 2002, que as calotes polares marcianas têm enormes reservatórios de gelo logo abaixo da superfície. A Phoenix fora lançada em 4 de Agosto de 2007. No Domingo tornou-se a primeira nave a chegar ao no pólo sul do Planeta Vermelho. Foi criada com peças de reposição da frustrada missão Polar Lander a Marte. Já basta de História. Chega de consultas à Wikipedia.
.. O noticiário sobre este feito da sonda americana informou sobre a aterragem dela no planeta Marte. Aparentemente, uma incongruência. Aterrar, sim, na Terra. Os brasileiros contornam a questão utilizando o termo pousar. Bem visto. De acordo. Já se usa normalmente o verbo alunar. Correcto.
.. Parece, pois, ter chegado a altura de se registar um novo vocábulo verbal: amartar. Ou armartear. Os sorrisos que se podem descortinar são sempre bem-vindos, mas devem ser acompanhados das opiniões que os sustentam. A língua que é a nossa Pátria, na expressão felicíssima de Pessoa, tem de avançar, como tudo o resto que nos enforma. E não são precisos Acordos Ortográficos. Então, minha gente: aterrar, amartar, ou amartear? Amigos: digam de vossa justiça.

Etiquetas:

7 Comments:

Blogger Baltasar said...

Voto em 'amartar'.

1 de junho de 2008 às 01:15  
Blogger JSA said...

Voto nas duas opções. Aterrar pode simplesmente referir-se ao material em que se pousa. Quando um avião pousa sobre a água, referimo-nos a isso como "amarar", independentemente de ser num lago, no mar ou no oceano. É um termo genérico que indica qual o material. O mesmo pode ser usado para quando se pousa em Marte, uma vez que estamos a falar de terra, mesmo que não da Terra.

Por outro lado, o termo "amartar" ou "amartear" estará correcto se quisermos frisar qual o corpo em que se pousa. Por outro lado, dizemos "alunar" e não "aluar" (este termo existe mas com sentido bem diferente). Como tal, creio que se deve ir buscar o termo ao nome mais original do planeta que, creio, vem do deus Marte que, salvo erro, teria como forma mais comum para o seu nome "Mars". Assim sendo, penso que o termo poderia ser "amarsar", mesmo que soe assim malzinho :).

1 de junho de 2008 às 13:19  
Blogger Rui said...

Amartear.
Um conhecido meu namora com uma Marta e passa a vida a dizer que vai "amartar", quando vai ter com ela.

2 de junho de 2008 às 12:26  
Blogger Antunes Ferreira said...

Baltasar

Entre uns quantos Amigos (que ainda vou tendo ou mantendo...) a maioria vota consigo. Obrigadinho

2 de junho de 2008 às 16:29  
Blogger Antunes Ferreira said...

Ó JSA
Antes amarsar do que amansar. Agradecido

2 de junho de 2008 às 16:31  
Blogger Antunes Ferreira said...

Rui
Muito bem. E que tal a tal Marta? Se for jeitosa fica-lhe amartar, digo, a matar. Registo o seu voto. E, como dizem os Romenos, multumesc frumos.

2 de junho de 2008 às 16:33  
Blogger Antunes Ferreira said...

Malta bué da fixe:

O andor ainda vai no adro. Toca a andor, perdão, andar. Há tempo de sobra. Continuem, que isto promete. Até à eternidade, amen.

2 de junho de 2008 às 16:36  

Enviar um comentário

<< Home