22.4.08

Mira Fernandes

Por Nuno Crato
FAZ HOJE PRECISAMENTE 50 ANOS que faleceu em Lisboa um dos mais importantes cientistas portugueses do século XX.
Chamava-se Aureliano Lopes de Mira Fernandes e nascera em S. Domingos, Concelho de Mértola, em 16 de Junho de 1884.
Em 2009 terão pois passado 125 anos sobre o seu nascimento. Assinalando as datas de falecimento e de nascimento, o Instituto Superior Técnico e o Instituto Superior de Economia e Gestão, escolas em que Mira Fernandes foi professor, organizam uma série de actividades de evocação desse mestre. Relembram a sua vida e o seu magistério universitário. Mas relembram sobretudo a sua extraordinária actividade de investigação.
Mira Fernandes estudou matemática em Coimbra, doutorou-se e veio leccionar para Lisboa. Sozinho, desenvolveu o seu interesse pela investigação matemática e começou a corresponder-se com alguns dos grandes matemáticos e físicos europeus. Foi um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Em 1928, portanto já com 44 anos de idade, iniciou a publicação de uma notável série de artigos numa das mais importantes revistas científicas da época, os “Rendiconti” da Academia dos Linces. Correspondeu-se longamente com o grande matemático italiano Levi-Civita, e obteve vários resultados importantes em geometria diferencial, com aplicações à teoria da relatividade. Foi um dos dois ou três maiores matemáticos portugueses do seu século.
Os seus trabalhos estão agora a ser reeditados pela Gulbenkian, que se associa à homenagem a este português ilustre. Os CTT lançaram um selo comemorativo. A Câmara Municipal de Mértola irá descerrar uma lápide na avenida com o seu nome. Em 2009, haverá uma conferência evocativa do seu exemplo.
«Passeio Aleatório» - «Expresso» de 19 Abr 08

Etiquetas: