21.2.08

O néscio edil de Alvaiázere

Por C. Barroco Esperança
NO ÚLTIMO SÁBADO, para fingir que está vivo e rivalizar com Santana Lopes, Luís Filipe Meneses deslocou-se a Alvaiázere na qualidade de presidente do PSD. O primeiro apareceu nos noticiários das televisões e o segundo nos jornais regionais. Problemas de uma liderança bicéfala e de uma cabeça ainda pior do que a outra.
Quem surpreendeu foi o presidente da Câmara local. Não é um primata insensato, um solípede à solta num comício, a bolçar alarvidades, é um político ambicioso, medíocre cidadão, de rudimentar cultura e imenso analfabetismo político, a que não serão alheios a juventude e o habitat.
Paulo Tito Delgado Morgado é o nome do jovem edil que chamou a Sócrates «ditador prepotente» e fez outras acusações ao estilo de Alberto João Jardim, sem a ousadia nem a experiência do mestre. Tratando-se de luta política, o exagero e a truculência fazem parte da liturgia dos comícios mas há enormidades que não podem ser ditas sob pena de branqueamento de um passado de ignomínia que o autarca desconhece.
«António de Oliveira Salazar era um aprendiz de ditador ao pé de José Sócrates» - disse o irresponsável edil. A enormidade é irrelevante para o primeiro-ministro que foi votado em eleições livres e facilmente será despedido nas próximas, ao contrário de Salazar que nunca as permitiu e que só abandonou S. Bento graças à benevolência de uma cadeira carunchosa que o transferiu para o Hospital da Cruz Vermelha. Grave é o insulto para com os presos sem culpa formada, os degredados, os mortos pela PIDE, os exilados, os réus dos Tribunais Plenários, os torturados do Tarrafal, Peniche e Caxias, os demitidos da função pública por motivos políticos, as vítimas da guerra colonial, etc. etc.
Tal afirmação é digna de quem prefira a ditadura à democracia mas não pode ser dita por quem ocupa um cargo por eleição. Quando falta o sentido das proporções, por ignorância ou má fé, pode ser-se eleito autarca em Alvaiázere mas perde-se o respeito no País.
Paulo Morgado é demasiado novo para saber o que foi a ditadura e precocemente velho para aprender princípios democráticos. Lamentável é a pusilanimidade de Luís Filipe Meneses que ignorou tais despautérios e afirmou: «temos um excelente exemplo de como deve ser exercido o poder social-democrata».
Com tal exemplo ficamos vacinados.

Etiquetas: