31.12.07

«NEXT» - alguém já leu ou está a ler?

O primeiro leitor que indique, em comentário, que já leu este thriller de Michael Crichton (ou, pelo menos, que já passou da página 100), receberá um exemplar do romance Ardabiola do poeta russo contemporâneo Ievgueni Ievtuchenko.
Quem estiver nessas condições, deve ser capaz, também, de responder à seguinte questão: o que é que, em termos do tema-base, as duas obras têm em comum?
Ou então: o macaco e a planta (que se vêem nas respectivas capas) têm algo muito especial em comum. O que será?
-oOo-
Actualização: a resposta certa foi dada por Fred, no comentário-1.

2 Comments:

Blogger Fred said...

Ofereceram-me o Next no Natal e acabei de o ler precisamente ontem. Segundo investiguei o Ardabiola conta a "história de Ardabiév, um biólogo que acredita ter criado uma planta miraculosa, capaz de curar o cancro". No Next foi criado um híbrido humano e chimpanzé, o "Dave" e que fala, numa experiência.

O Next retrata o mundo da Engenharia genética, e a forma gananciosa e sem escrúpulos como as universidades e empresas americanas operam nessa área. Nomeadamente através do registo de patentes sobre os genes (que podem determinar certos comportamentos, como violência), e ainda o direito dos hospitais/universidades aos tecidos dos seus doentes para experiências, e por fim, sobre o utilização de engenharia genética para curar certas doenças.
Gostei do livro mas acaba por querer abordar demasiados assuntos e ter demasiadas histórias paralelas, o que se torna algo confuso.

2 de janeiro de 2008 às 14:13  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caro Fred,

Claro que ganhou o livro!

Para o receber, envie a sua morada para sorumbatico@iol.pt

--
NOTA: Ardabiola é o nome da planta, uma mistura transgénica de uma planta com uma mosca...

2 de janeiro de 2008 às 14:39  

Enviar um comentário

<< Home