31.8.07

Os elbonianos e a blogosfera

Por C. Medina Ribeiro

A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO de quem escreve crónicas ou artigos de opinião é (ou deveria ser...) a clareza, para que não haja dúvidas sobre o que diz ou quer dizer. No entanto, para ser bem sucedido, tem de ter em atenção o expectável universo dos seus leitores, pois o mesmo texto poderá não ter a mesma receptividade (e compreensão) por parte dos do «Jornal de Letras» e dos que só lêem jornais desportivos.
A blogosfera, porém, tornou de pouca valia tais cuidados, pois qualquer pessoa pode aceder a qualquer texto - o que, em si mesmo não teria mal nenhum se não se desse o caso de, por vezes, dar origem a mal-entendidos desagradáveis. Face a isso, há, frequentemente, a tentação de nivelar por baixo a qualidade dos textos (procurando uma espécie de máximo divisor comum...) embora em detrimento dessa mesma - pretendida... - qualidade literária.
Seja como for, haverá sempre os casos perdidos, pois é frequente um autor escrever alhos (recorrendo à linguagem mais chã) e vir alguém, com fúria extrema, esgrimir contra bugalhos. E a experiência mostra que de pouco adiantará argumentar com esse alguém, pois, se não percebeu o texto inicial, dificilmente entenderá os argumentos em sua defesa.
Por sinal, já em 1996 Scott Adams abordou esse problema, pondo na boca de um dos elbonianos (personagens imbecis que criou para esse e outros efeitos...) uma frase que ficou famosa:
«Escrever é fácil. Um dia esperamos também saber ler».

Etiquetas:

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Carlos,

O que diz é a mais pura das verdades. Mas ainda se torna mais dificil para os casos em quem nunca se escreveu para os outros, e sentiu (por uma razão qualquer) necessidade de escrever o que lhe vai na alma e utiliza a blogosfera como meio.
No meu caso pessoal a experiência tem sido gratificante, apesar do vilaforte.blog.com, ter como "cliente" alvo a população do Concelho de Porto de Mós, que não está habituada a escrita fora do alinhamento politico da terra, o "fedback" tem sido positivo. Mas há sempre aqueles que gostam de desconversar!
Temos de continuar a ser exigentes connosco próprios naquilo que escrevemos, para que possamos também ser exigentes para com aqueles que se dão ao trabalho de dar opiniões na caixa de comentários.

pedro Oliveira

31 de agosto de 2007 às 15:11  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Ontem mesmo, sucedeu no blogue DE RERUM NATURA um mal-entendido a vários níveis, bem esclarecedor:

Foi publicado um post (*) humorístico a refutar a existência do Pai Natal (recorrendo à Matemática e à Física) que recebeu um longo comentário que pretendia ser humorístico; mas estava escrito em tais termos, que era fácil pensar-se que era a sério.

Houve, de facto, quem não percebese a graça, e o autor do comentário recebeu um contra-comentário agressivo e completamente desajustado.

(*) http://dererummundi.blogspot.com/2007/08/mais-humor-na-cincia-o-pai-natal-no.html

31 de agosto de 2007 às 18:11  
Blogger Raquel Sabino Pereira said...

Têm-me sucedido inúmeros mal-entendidos... Por vezes fico tão triste e decepcionada que só me apetece apagar o blogue...

31 de agosto de 2007 às 22:48  
Blogger R. da Cunha said...

Estou de acordo com o seu post. Continue a escrever com a sua "linguagem chã" e despreze os comentadores "letrados". Que se amanhem com os ilustres bugalhos pseudo-intelectuais e que os mesmos lhes façam bom proveito.

2 de setembro de 2007 às 00:14  

Enviar um comentário

<< Home