28.7.07

25ªHORA

Saramago
Por Joaquim Letria
TRATARAM JOSÉ SARAMAGO como se o nosso Nobel fosse o Pina Moura das letras. Confusões imerecidas por na exposição dum raciocínio assente em observações e análises que a experiência dita, o escritor ter-se atrevido a dizer que, no futuro, vê Portugal envolvido numa única realidade política peninsular que se chamaria, no seu conjunto, Ibéria.
Até no Qatar e na Nova Zelândia houve quem se fizesse eco indignado destas opiniões do autor do “Memorial do Convento”, expressas numa entrevista a um jornal português, e um poeta exigiu mesmo que o escritor pedisse desculpa ao povo português.
Outro patriota, desta feita um diplomata com credenciais apresentadas na capital do reino de Castela, não esteve com meias medidas e exigiu que Saramago “deixasse a política aos políticos e a estratégia aos estrategas”.
Os jornalistas estrangeiros que vendem prosas a jornais de outros países chamaram um figo a Saramago e os poucos correspondentes em Lisboa, também. Ainda bem. Sempre alguém fala de Portugal, sem ser por causa do futebol.
«24 horas» de 24 de Julho de 2007

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

Falem mal de mim, mas falem de mim, aí está!

29 de julho de 2007 às 20:06  

Enviar um comentário

<< Home