30.5.07

Os 100 anos de Hergé - Passatempo com prémio

Do álbum «As 7 Bolas de Cristal»
Ao contrário do que por vezes se diz, são muitas as incorrecções existentes nos livros de Tintin. A maior parte não tem importância (ou são mesmo artifícios de narrativa, normais em BD), e outros foram sendo corrigidos de umas edições para as outras.
No entanto, a que aqui se vê é uma excepção, pois trata-se de um erro grave, de Física, e que nunca foi corrigido.
Pergunta-se: QUAL É?
O prémio, que será enviado ao primeiro leitor que der a resposta certa (em «Comentário»), serão 3 livros de BD (da Biblioteca RTP - Clássicos em Banda Desenhada), à escolha do vencedor entre os seguintes: «Moby Dick», «O Homem Invisível», «A Revolta na Bounty», «Ivanhoe», «O Último Moicano», «Lobos do Mar» e «Ben Hur» - mas só serão aceites respostas que forem dadas depois de o site meter (em rodapé desta página) indicar 275572.
NOTA: Não ligar ao "castanho" que se vê neste arco-íris, pois trata-se de um problema relacionado com a digitalização da imagem do livro. Neste (em papel), está vermelho.
-oOo-
O vencedor do passatempo é o leitor RUI PALMA, a quem se pede que escreva para sorumbatico@iol.pt, indicando quais os livros que prefere e morada para o respectivo envio.

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caro JBC,

Obrigado pela participação, mas a resposta que deu foi prematura, porque se diz, no fim do post: só serão aceites respostas que forem dadas depois de o site meter (em rodapé desta página) indicar 275572.

Por isso apaguei-a, e sugiro-lhe que a volte colocar na altura correcta.

Abraço

CMR

31 de maio de 2007 às 11:43  
Anonymous Anónimo said...

Caro CMR

Peço desculpa,tem toda a razão. É o que dá querer ser o primeiro e não ler o enunciado até ao fim, o que só fiz depois de deixar o comentário. Desta vez a precipitação deveu-se ao arco-íris, e não o contrário!

JBC

31 de maio de 2007 às 15:52  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Ao associar uma resposta certa com um número difícil de controlar, pretende-se obter um passatempo que seja uma mistura de saber e sorte.

31 de maio de 2007 às 17:59  
Anonymous Anónimo said...

Na imagem apresentada, segundo as leis da Física a ordem do espectro de cores do arco-íris está ao contrário.

O efeito arco-íris é causado em determinadas condições pela dispersão da luz do sol, refractada e reflectida pelas gotas de água na atmosfera, criando a ilusão óptica da existência de um arco colorido no céu, variando a sua coloração do vermelho no seu exterior ao violeta no seu interior.

Rui Palma

31 de maio de 2007 às 23:33  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O vencedor do passatempo é o leitor RUI PALMA, a quem se pede que escreva para sorumbatico@iol.pt, indicando quais os livros que prefere e morada para o respectivo envio.

31 de maio de 2007 às 23:37  

Enviar um comentário

<< Home