23.5.07

25ª HORA

Espécie de “esquimó fresquinho”
Por Joaquim Letria
HÁ JORNAIS que, tal como os gratuitos, nos impingem exemplares à borla, mal a gente se distrai. Ao pagarmos a gasolina, ou uma bica, numa área de serviço ou numa loja de conveniência, levamos com eles. Falam de gente e de coisas que não interessam nem ao menino Jesus. Por isso, nem de borla o pessoal leva cromos destes, nem o tempo aconselha folhas de jornal para embrulhar castanhas, que vão melhor nas Páginas Amarelas.
Com raras excepções, a Rádio é música de elevador rápido, a separar o ruído duma língua estranha que faz lembrar o Português.
A Televisão está melhor: tem a Sport TV, a BBC, a Sky, a Fox, o AXN, a SIC Radical e o Gato Fedorento, para além do “snooker” e as séries em DVD na Fnac ou na Amazon. As revistas são lidas porque são a cores, fazem sonhar, invejar, desejar, recusar, desprezar.
A salvação é a diversidade da oferta. Lembram-se dos tempos do “baunilha ou chocolate”, do “prego ou bifana”, “sandes ou cachorro”? Estávamos bem tramados, se hoje os media fossem uma espécie de “esquimó fresquinho”.
«24 horas» de 21 Mai 07

Etiquetas: