26.1.07

Artistas de coturno

O GOVERNO VAI ENCERRAR 17 consulados para os substituir por seis vice-consulados honorários e por uma secção vice-consular em 8 países. Ou seja, fecha e vem embora, mesmo parecendo mal. Onde pura e simplesmente não pode fazer isso, deixa nativos seleccionados, pagos em álcool e tabaco isentos de taxas, e automóveis ao preço de fábrica, para gerirem, em part-time, os negócios de Portugal.
A política externa era o instrumento essencial da nossa projecção no Mundo. Já não é mais assim. Em causa poderão ainda ficar os deveres constitucionais a que o Estado se obriga para com os portugueses no estrangeiro, onde estes ficam privados da assistência e da protecção devidas.
A iniciativa é de louvar. Assim se poupa para pagar a quem se abotoa com ajudas de custo, a gestores e entes de pequeno porte que sacam alcavalas para virem a Lisboa, cobrando quilómetros do carro do Estado. Artistas deste coturno não podem ser comparados aos quatro milhões de portugueses que ganham a vida honestamente, lá fora.
«25ªHORA» - «24 horas»

Etiquetas: