29.11.06

DESASTRE NO ENSINO DA MATEMÁTICA


NOS ÚLTIMOS ANOS, os portugueses têm-se preocupado com os problemas da educação. Muitos queixam-se da qualidade das escolas, dizendo que os estudantes não estão a aprender o que deviam. Outros criticam a exclusão social ainda existente no ensino. Não há partido, jornal ou colunista que não se pronuncie sobre a educação em Portugal.
Enquanto alguns profissionais e teóricos da educação lamentam estes debates, dizendo que a maioria dos intervenientes não percebe o suficiente do tema para se pronunciar, nós acolhemos e aplaudimos o interesse do público. Parafraseando uma frase conhecida, a educação constitui um problema demasiado sério para ser deixado unicamente aos teóricos da pedagogia. Todos devemos participar nas escolhas políticas, ideológicas e morais que têm de ser feitas. (...)
(Dada a sua extensão, o texto completo está publicado em «Comentário-1»)

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1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Precisamos cada vez mais de uma reflexão sobre o caminho que o nosso ensino anda a tomar mas também acção para que o rumo mude. Andamos a fingir que formamos pessoas, damos-lhes um canudo bonito e reluzente, mas que de nada lhes serve. Quando no fim de tudo as pessoas se apercebem disto, o sentimento de frustração profunda é o mais comum.

Mais do que um pomposo choque tecnológico, o país precisa de bases sólidas, e neste campo a Matemática e o Português são essenciais.

O que precisamos antes de mais é de ensinar a "Cartilha Maternal" de João de Deus e a "Tabuada do Ratinho"! Creio que depois disto, o resto será mais fácil.

3 de dezembro de 2006 às 19:13  

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