30.11.06

As três guerras

BUSH E O PAPA escolheram andar pelo Médio Oriente pouco antes do Natal. A escolha é acertada se ambos minimizarem os erros e corrigirem os disparates, meterem juizinho neste governo israelita e tiverem vontade de evitarem as três guerras civis que, naquela área do globo, se perfilam no horizonte.
A primeira guerra civil está em marcha e por muito que Bush a negue, ninguém com dois dedos de testa e um mínimo de informação acredita que a violência no Iraque é espontânea e inorgânica. Sunitas, xiitas, curdos e cristãos engalfinhados travam uma verdadeira guerra civil sob o olhar estupidificado da ignorância e incompetência da América de Bush e do rubor envergonhado das tropas de Blair.
As outras duas guerras civis vêm a caminho: no Líbano, onde uma girândola de druzos cristãos, sunitas e xiitas se não entendem, enquanto Israel, a Síria e o Irão os envenenam o mais possível e nos malfadados territórios palestinos, nos quais Hamas e Fatah, poderão ser a ponta visível do iceberg dum naufrágio meticulosamente preparado. Guerras civis no Médio Oriente são para as próximas duas décadas. E todos as pagaremos muito caras.
«25ªHORA» – «24 horas» de 30 Nov. 06

Etiquetas: