27.10.06

Espectadores produtores

HÁ POUCO mais dum ano, a estação de TV de Al Gore começou a emitir por cabo. Instalada em São Francisco da Califórnia, destina-se a jovens. O antigo vice-presidente não aparece nos ecrãs mas o conceito é seu: são os espectadores que produzem os conteúdos, é deles o alinhamento das emissões, são eles que têm uma história para contar.

As histórias podem ir da vida dum homem que trabalha num canil onde em 2005 abateram 3797 animais, à demonstração dum método de tortura que a CIA aplica a suspeitos de terrorismo.

30 milhões de lares têm acesso à “Current TV”, o que é pouco num universo onde menos de 50 milhões de espectadores não interessa. Orville Schell é reitor da Universidade de Berkley e administrador da “TV corrente” e pensa que se andou depressa demais. "É uma ideia em busca dum modelo económico".

A parceria com o “Yahoo” veio resolver a ligação com a Internet. Os produtores são agora pagos consoante a difusão dos seus materiais, agita-se e interessa-se mais. Gore parece estar a acertar na TV. Mais do que no ambiente.
«25ª HORA» - «24 horas» de 27 Out 06

Etiquetas: