20.9.06

A grande gargalhada

VAI UMA grande revolta em Budapeste porque veio a saber-se que o Partido Socialista mentiu aos eleitores para chegar ao poder - escondeu os problemas do défice, omitiu (ou negou) que tencionava aumentar os impostos, despedir funcionários públicos, aumentar preços disto e daquilo, etc., etc.

Ora eu bem tenho tentado discutir esse assunto com alguns amigos portugueses, mas nenhum deles o consegue fazer seriamente: entre gargalhadas e comentários cínicos, todos encaram os revoltados húngaros com aquele ar de superioridade que, nos parques-de-diversões, arvoram os que já andaram no castelo-fantasma ao observar os que lá vão pela primeira vez...
(«DN» de hoje)
-oOo-
Mal por mal...

Nas últimas eleições para um município de uma pequena cidade onde vou com frequência, a Oposição decidiu afixar por todo o lado uns curiosos cartazes, divididos em duas partes:

Do lado esquerdo constavam, devidamente ilustradas com fotografias, as promessas que o executivo cessante fizera para a campanha eleitoral anterior. Do lado direito, podiam ver-se outras, dos mesmos locais, mas tiradas quatro anos depois.

Tratava-se, sem excepção, de imagens de terrenos degradados, podendo ler-se, a legendar as do lado esquerdo, promessas como «AQUI VAMOS FAZER O NOVO CAMPO DE JOGOS!»; em contraponto, e tendo como legenda apenas a data, uma outra do mesmo local, onde só os excrementos de cão eram diferentes.

O curioso da história é que, tratando-se de verdades que pude confirmar, os "vendedores de mentiras, ilusões e promessas" foram reeleitos e com confortável maioria, pelo que eu, intrigado com o facto, pedi a alguns munícipes que mo explicassem.

As respostas não variaram muito, e em todas estava subjacente a convicção enraizada de que «eles são todos iguais».

No entanto, a melhor veio sob a forma de uma variante do ditado setecentista «Mal por mal, antes Pombal»:

«Aldrabão por aldrabão, deixa lá estar os que estão» - frase que, segundo me asseguraram, estava incorrecta... mas só em termos gramaticais.
(Este último texto veio a ser publicado no «Público» de 28 Set 06 e no «DESTAK» em 3 Out 06)

3 Comments:

Blogger A.Teixeira said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

20 de setembro de 2006 às 20:55  
Blogger Saruman said...

O caso hungaro apenas vem confirmar que os políticos não devem dizer a verdade, quando mentem são eleitos, quando dizem a verdade são corridos à pedrada.

21 de setembro de 2006 às 17:51  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Dizia um amigo meu que, «nos negócios e na política, as mentiras são como as velhas pistolas de um tiro só: Servem apenas uma vez».

Ora isso pode ser verdade nos negócios, mas não o é na política, como se pode ver pelo exemplo referido na 2ª parte do "post".

21 de setembro de 2006 às 18:00  

Enviar um comentário

<< Home