31.8.06

Pergunta de algibeira - Variante

COMO ainda ninguém repondeu à pergunta de algibeira ontem colocada (sobre os balões de ar quente - com e sem leme), aqui fica uma outra, relativamente semelhante.

Um navegador solitário vai num pequeno barco. Tem, para o manobrar, dois remos, uma vela e um leme.

A certa altura, e por motivos que não interessam para a história, perde os remos e a vela desfaz-se.

Ora, no momento em que se apercebe que tem só o leme, dá-se conta, também, de que a corrente o está a levar para uma terrível catarata.

Na margem esquerda, vê centenas de ferozes jacarés; na direita, serpentes venenosas por todo o lado!

Pergunta-se: para que margem ele vai preferir dirigir-se para evitar cair na catarata - onde sabe que o espera uma morte certa?

NOTA1: há algum tempo, abordou-se aqui um problema semelhante, relacionado com o facto de os grandes navios recorrerem a rebocadores - nomeadamente em manobras junto aos cais.

NOTA2: a resposta a este problema e ao anterior está dada em «Comentário-2»

Imagem: http://k41.pbase.com/u39/alexuchoa/upload/31951256.CachoeiradoCaracol.jpg

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No meio de tanta desgraça, eu preferia a margem direita, é que as serpentes não haviam de ser capazes de invadir, de imediato o barco para me banquetearem, enquanto que os jacarés são bem mais capazes dessas proezas. Acho eu.

31 de agosto de 2006 às 11:29  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

A resposta é mais curiosa (pois tem uma pequena armadilha):

É que o infeliz não pode escolher entre uma margem e outra e, em princípio, vai mesmo cair na catarata.

A pergunta associada é «Porquê?».

O que sucede é que um leme não funciona quando o veículo (barco ou balão) está a mover-se à mesma velocidade que o meio em que está mergulhado.

Se só contar com o movimento normal do leme, bem o pode abanar, que isso não influencia a direcção do movimento do barco.
Teria de tertar arranjar qualquer coisa como um remo - eventualmente arrancando o leme e tentando remar com ele (se, de facto, quisesse MESMO escolher uma margem...)

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Com o balão sucede o mesmo:
Não há fotos de balões com leme porque, simplesmente (e pelo motivo indicado), ninguém faz balões com leme. O balão move-se em realção ao solo, mas parado em relação ao ar.

Já com dirigíveis é diferente, pois têm hélices.


--
Os navios em marcha muito lenta precisam de rebocadores (ou hélices laterais)porque abaixo de determinada velocidade (cerca de 6 nós) o leme não faz efeito.

31 de agosto de 2006 às 12:02  
Anonymous Anónimo said...

Atencao, o leme pode ser usado como meio de propulsao, como se fosse uma barbatana ou uma asa.
O infeliz sempre pode escolher...

1 de setembro de 2006 às 08:52  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Tiago,

Eventualmente, abanando freneticamente o leme,pode criar turbilhões que impulsionem o barco no sentido do seu eixo principal.

Depois, e uma vez criado um pouco de balanço, usará o mesmo leme para o dirigir. Para isso, precisará de parar de abanar...

1 de setembro de 2006 às 14:58  
Anonymous Anónimo said...

Tiago,

Uma barbatana de nadador não funciona como um leme, pois é movimentada por forma a atirar a água para trás. Há uma assimetria no seu funcionamento, que provoca a propulsão.

Uma asa também é assimétrica.

Ao contrário de ambos, um leme é simétrico, pelo que agitá-lo para a esquerda e para a direita não atira água para trás (única forma de fazer o barco avançar). A menos que crie alguns turbilhões, de facto.

Ed

2 de setembro de 2006 às 23:23  

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