23.7.06

A publicidade inversa

DA MESMA forma que certa publicidade (como a da TMN, que acabei de referir) provoca um sentimento de rejeição, também pode suceder o inverso.
Por exemplo: foi o violento «Manifesto Anti-Dantas», da autoria de Almada Negreiros, que me levou a ler (e a reler!) obras como «Pátria Portuguesa», «A Ceia dos Cardeais» ou esta «Marcha Triunfal» (*), da autoria do visado...
Do famoso texto de Almada (que vale a pena ler e pode ser encontrado, p. ex., em http://www.prof2000.pt/users/tomas/manifesto_anti.htm) respiga-se:
(...) UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS A CAVALO É UM BURRO IMPOTENTE!
UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS À PROA É UMA CANÔA UNI SECO!
O DANTAS É UM CIGANO!
O DANTAS É MEIO CIGANO!
O DANTAS SABERÁ GRAMMÁTICA, SABERÁ SYNTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER CEIAS P'RA CARDEAIS SABERÁ TUDO MENOS ESCREVER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELLLE FAZ!
O DANTAS PESCA TANTO DE POESIA QUE ATÉ FAZ SONETOS COM LIGAS DE DUQUEZAS!
O DANTAS É UM HABILIDOSO!
O DANTAS VESTE-SE MAL!
O DANTAS USA CEROULAS DE MALHA!
O DANTAS ESPECÚLA E INÓCULA OS CONCUBINOS!
O DANTAS É DANTAS!
O DANTAS É JÚLIO!
(...)

Mas não há nada como ler um e outro para se ficar a saber (ou, pelo menos, a desconfiar...) qual dos dois seria o (mais) tonto.
__
(*) Nove relatos (romanceados, mas com o rigor histórico possível na época em que foram escritos) de outros tantos episódios famosos da História de Portugal, desde o século XII até ao século XX:
Batalhas de Ourique, do Salado, de Navas de Tolosa, de Aljubarrota, de Alcácer Quibir, do Cabo Matapão, das Linhas de Elvas...
O tom dos textos é o do patriotismo-da-época ("nós, os bons e eles, os maus"), mas o palavreado que, tantos anos depois, se ouve a propósito da Selecção de Futebol não é melhor...