28.4.06

Tranquilizem o pessoal

PORTUGAL está uma confusão, ainda que podendo reconhecer-se o propósito do Governo de mudar muitas coisas que deveriam ter mudado há mais tempo.
Só que estas mudanças a que o Governo de José Sócrates se atira fazem lembrar aquelas obras na cidade do Porto para a "2001, Capital da Cultura", e que só agora estão a terminar, depois de durante mais de um lustre termos andado a patinhar na lama ou a morder o pó de um gigantesco e caótico estaleiro, a escorregarmos em Campanhã e a levarmos com as correntes de ar em Sá Carneiro.
Hoje, em Portugal, parece que se está a mexer em coisas de mais ao mesmo tempo. As crianças receiam novos programas e exames escolares e desconhecem que escolas vão frequentar, se não lhas fecharem; os bebés vão nascer a quilómetros de distância, ou mesmo no estrangeiro e há terras que deixam de ter filhos; os jovens não arranjam emprego; os empregados não têm segurança; os pensionistas temem o fim das pensões; os reformados desconhecem as reformas de amanhã; as pequenas empresas estão aterradas com o fisco e no temor da falência; em cada 10 escudos de gasolina pagamos 6 de impostos e o petróleo sempre a subir; a saúde já não é o que era; a Justiça é o que sabemos. Tranquilizem o pessoal!
Publicado no «24 horas» de 28 Abr 06

Etiquetas:

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o Joaquim letria nao pode criar o seu proprio blog?? as entradas dele aqui sao so' opinioes pessoais de ataque ao q nao gosta e parece-me q destoa do resto deste blog. ao inves, o CMR encontra temas e historias q dao q pensar, quer pelo insolito quer pela originalidade. se eu quisesse ler as opinioes de alguem, lia o abrupto ou outro qq desse estilo.

alem disso, na minha opiniao, as contribuicoes do joaquim letria nao estao ao nivel das restantes, muito melhor informadas. este post sobre o porto 2001 mostra o discurso sem originalidade sobre as obras do porto 2001 ignorando q o aeroporto nada tem a ver com o programa do porto 2001 e q campanha sofreu obras para agora ser um estacao intermodal com os autocarros e o metro.

e isso acontece pq, apesar de a cidade estar a definhar nas maos do rui rio, ha varias intervencoes a decorrer simultaneamente. mas esta observacao "porto2001" tb sera sintomatico da ideia q fora de lisboa nao pode haver mais do q uma obra a ser feita e a culpa disso nao e' do joaquim letria.

no fundo, e' tb essa a tranquilidade que ele procura...

28 de abril de 2006 às 18:20  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro JC:
Vir dizer aqui que o Joaquim Letria deveria criar o seu próprio blog é precisamente a mesma coisa que lhe dizer que deve mudar a mesa da sala de jantar de sítio.

Os blogs servem para isso mesmo, para podermos lançar cá para fora e sem as condicionantes da profissão de cada um as nossas opiniões muito pessoais e que infelizmente tantas e tantas vezes temos de engolir.
A somar a isto tudo quer-me parecer que uma figura pública que emite as opiniões sem se esconder atrás de um nick tem de ser respeitada.

Em segundo lugar:
Não se poderá deixar os partidos de fora disto? Já todos nós percebemos que é PS. O Eng.º Nuno é que era bom. Mas se quiser um exemplo do Porto 2001/2/3/4/5 tem a Casa da Música.

28 de abril de 2006 às 22:20  
Anonymous Anónimo said...

Joaquim Letria sempre....
humor refinado, muito nível, sempre atento, não perco uma palavra dele, para além disso o sorumbático também é dele e mais três...nem mais.

28 de abril de 2006 às 23:13  
Anonymous Anónimo said...

na verdade tem razao. com distancia historica consegue-se ver q a derrapagem da cidade comecou algures entre o fim do 1o e inicio do 2o mandato do fernando gomes, acelerou com o nuno cardoso mas tornou-se evidente qd o rui rio se enclausurou dentro do edificio da camara.

quanto a MAUS exemplos de projecto, pessoalmente prefiro algumas das opcoes do metro do porto como a passagem por brito capelo em matosinhos. para mim esse e' o ex-libris da ma gestao camararia q em virtude de tentar promover um rua comercial, amputa grande parte da utilidade de uma linha de metro. mas nem o metro nem o aeroporto estao ligados ao porto 2001 como esta' a casa da musica e o JL associou-os (por erro), dai o meu comentario.

29 de abril de 2006 às 21:41  
Anonymous Anónimo said...

de resto, a minha opiniao e' tao valida como qq outra. este blog aceita comentarios por isso por aqui vou escrevendo. e apenas por isso referi os erros no comentario original dele e constatei q aquilo q ele tipicamente publica, na minha opiniao, nao segue o estilo inicial do sorumbatico (q eu tenha apercebido, o JL so recentemente comecou a publicar aqui). os posts do CMR sao do melhor q eu vejo escrito em portugues. os outros dois contribuintes registados neste blog raramente os vejo ou entao passam-me despercebidos por parecerem ter o mesmo estilo do CMR (entao as minhas desculpas a eles por nao lhes dar o merito!!).

o JL tem um estilo completamente diferente ja q parece uma coluna de opiniao como as q se ve nos jornais impressos. e por isso e' para mim um "odd one out" no sorumbatico e talvez ficasse, editorialmente, melhor num blog proprio. mas eu nao sou editor neste blog :)

apenas preferia ler um sorumbatico sem ele. a minha nao me adianta nada a nao ser ter de ler alguns erros e fazer scroll... mas q fique o espaco para quem se entretem com ele!

e apesar de achar q destoa, ha posts em q concordo plenamente com ele, outros em q fico indiferente e outros em q comento pq se enganou.

anyway, tenho de voltar ao meu trabalho. ate ja.

29 de abril de 2006 às 21:52  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caro JC,

1 - O J. Letria começou por escrever neste blogue há mais de 1 ano.
Publicou muitas crónicas (inéditas, segundo julgo), e até às 3 e 4 de cada vez!

(Agora já é tarde; de manhã, com tempo, vejo em que alturas foi).
--
Actualmente, só aqui tem afixado as crónicas que saem no «24 horas» de 2ª a 6ªf, mas há muita gente que as aprecia e não compra o jornal.

2 - Durante muito tempo, o Carlos Pinto Coelho publicou aqui, às 3ªs, a crónica que saía n' «A Capital».
Depois o jornal morreu, e agora escreve aqui mais raramente.

Os seus textos têm sempre o título «Acontece...», e ontem mesmo publicou um, inédito, com uma foto.

3 - O Nuno Crato afixa aqui as crónicas que saem no Expresso (versões papel e online), devidamente revistas e ilustradas, e às vezes mais completas (porque aqui não tem limitações de espaço).

4 - Quanto a mim, abri este blogue para dar continuidade à coluna que durante mais de 3 anos tive no Expresso ("Carta Branca").

No entanto, poderá ver MUITO mais em
www.janelanaweb.com/humormedina
e em
www.jeremias.com.pt

---

De vez em quando, convidamos outras pessoas a publicar aqui os seus textos (Saldanha Sanches, Alfredo Barroso, etc), e já por cá passaram muitos outros: Appio Sottomayor, José António Lima, Clara Ferreira Alves, Pedro Lomba...

30 de abril de 2006 às 00:47  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Como prometido, aqui ficam os links para as primeiras crónicas de J. Letria no Sorumbático (Março 05).

As de CPCoelho começaram antes dessa data, e as de Nuno Crato depois

-------
Turismo da Morte
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/turismo-da-morte.html

Bocas a alimentar
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/bocas-alimentar.html

Roupa
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/roupa.html

Os melhores da Europa
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/os-melhores-da-europa.html

Negligência médica
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/negligncia-mdica.html

Gabardinas
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/gabardinas.html

Horas mortas
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/horas-mortas.html

Valer a pena
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/valer-pena.html

O meu navio
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/o-meu-navio.html

Factos e números
http://sorumbatico.blogspot.com/2005/03/factos-e-nmeros.html

30 de abril de 2006 às 12:09  

Enviar um comentário

<< Home