30.3.06

A Roda Quadrada - Pergunta de algibeira

É DEMASIADO frequente que, a par de medidas necessárias, os governos se entretenham a desfazer tudo o que os anteriores fizeram.
Muitas vezes, isso até sucede no mesmo governo (basta que mude o ministro ou o secretário-de-estado), numa orgia tonta de mudanças de nomes, de remodelações e de reestruturações sem fim.
Parece que essa gente anda a inventar a roda, nem que ela tenha de ser quadrada (ou «triangular, para poupar um solavanco» - como na famosa anedota do maluquinho).
No entanto - e agora vem a pergunta-de-algibeira referida no título - é possível equipar um carro com 4 rodas quadradas e, mesmo assim, ele manter um movimento perfeitamente horizontal, sem ser aos altos e baixos.
COMO?
...............
NOTA: A resposta certa já foi dada por Luís Correia, no «Comentário-3».
Vale a pena ver o endereço recomendado por ele, que inclui uma sugestiva animação: www.sciencenews.org/articles/20040403/mathtrek.asp

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sim, assim de repente, e na teoria parece-me que sim !!! posso até imaginar que com 4 rodas quadradas o carro nem sequer andaria ao altos e baixos, e mantinha um andamente estabilizado.

Como ??? Eñtão seria qqr coisa assim:

- as rodas da frente seriam montadas com um desfazamento de 1/4 de volta (este 1/4 foi de cabeça, pode estar errado, mas no fim percebese a ideia ) entre uma e outra!

- as rodas de trás seriam montadas com o mesmo desfazamento, mas em simetria. Ou seja a roda traseira do lado direito estaria igual á da frente do lado esquerdo. e vice versa.

- assim, quando rodassem os dois eixos, o carro ficaria suportado pelos vertices da roda da frente direita e o vertice da roda traseira esquerda, e no movimento seguinte seria suportado pelas outras duas rodas...e assim sucesivamente !

sera isto ???

30 de março de 2006 às 17:51  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Imagino que possa haver várias soluções.

No entanto, amanhã afixo aqui o desenho com aquilo que talvez seja a solução mais simples (ou a mais inesperada).
Está relacionada com o "princípio das rodas dentadas"

30 de março de 2006 às 17:57  
Anonymous Anónimo said...

Uma roda perfeitamente quadrada pode andar sem solavancos sobre uma superfície com o perfil de uma sequência de curvas catenárias invertidas.
Se pegarmos numa corda com as pontas desta em cada mão mas sem a esticar, deixando-a suspensa, obtemos esta curva que se parece com uma parábola.
Ver aqui a explicação: http://www.sciencenews.org/articles/20040403/mathtrek.asp

30 de março de 2006 às 19:10  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Luis Correia

EXACTO!

30 de março de 2006 às 19:22  

Enviar um comentário

<< Home