28.11.05

Onde é que o raciocínio falha?

HOJE ouvi, na rádio, publicitar a «venda de captação de CO2».

A ideia, pelo que percebi, é a seguinte:

«Como toda a gente sabe, as árvores absorvem CO2. Logo, se a sua indústria liberta mais CO2 do que deve, pague-nos x Euros e nós responsabilizamo-nos pela existência das árvores necessárias para o absorver».

Salvo melhor informação, e à parte o facto de o poluidor ficar de consciência tranquila mediante uma certa verba, parece-me que alguém está a querer ganhar dinheiro com o mito da árvore-salvadora.

É que as plantas absorvem CO2, sim senhor, mas só enquanto crescem; quando morrem, devolvem para a atmosfera todo esse CO2 - nem mais, nem menos:

Mesmo que as árvores não ardam nem apodreçam (e sejam convertidas em papel ou em pianos-de-cauda), isso só adia o fecho do Ciclo-do-Carbono - que, mais cedo ou mais tarde, acabará por regressar à atmosfera sob a forma de CO2.

Ou não?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já tinha ouvido falar em vender electricidade-em-pó...

29 de novembro de 2005 às 11:20  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Talvez não seja exactamente assim como se diz no "post".

De facto, se arder, a árvore devolve para a atmosfera o CO2 que absorveu. Assim, ela de nada adiantou, pois apenas adiou o problema da emissão de CO2.

Mas se apenas morrer e apodrecer?
E se for tansformada em outros produtos (mas que não venham a ser, por sua vez, queimados)?

Não sei bem a resposta.

30 de novembro de 2005 às 10:46  
Anonymous Anónimo said...

Não é correcto dizer que se a árvore arder devolve para a
atmosfera o CO2 que absorveu. A árvore não absorve CO2 mas apenas o carbono do CO2, libertando o oxigénio. É o processo da fotosíntese. Por isso as
árvores são simpáticas para nós.

Foram foi muito antipáticas para outras espécies, há uns milhares de milhões de anos, quando começaram a lançar oxigénio na atmosfera, um gás venenoso
para algumas espécies que existiam na altura e que, obviamente, se apagaram sem apelo nem agravo.

Quando a árvore arde, coitadinha, o carbono volta a ligar-se ao oxigénio circundante, dando origem ao CO2 e lá vai ele para a atmosfera, dando oportunidade aos alarmistas e catastrofistas para gritar pelo aquecimento global.

Se a árvore apenas morrer e apodrecer, mais tarde ou mais cedo acaba por ficar enterrada e dentro de uns séculos a sua matéria orgânica dá origem a
hidrocarbonetos fósseis que os sobreviventes do holocausto do aquecimento global vão furiosamente queimar para se aquecerem, porque acreditaram nos
alarmistas e catastrofistas e fecharam as centrais todas deixando apenas as
eólicas, e quando se aperceberam que as eólicas não davam para nada, que iam entrar em falência energética e passar um frio dos diabos, começaram por queimar os alarmistas e catastrofistas, mas já era tarde.

Se a árvore for transformada em tábuas de soalho ou móveis para a sala, só lhe fica bem, porque nos dá jeito e fica muito bem conservada durantes uns séculos.

30 de novembro de 2005 às 20:30  

Enviar um comentário

<< Home