28.10.05

«Esquerda! Onde estás, que não te oiço?»

TENHO imensa estima pelo Prof. Medeiros Ferreira e, de vez em quando, lá vou eu ao seu Blogue «Bicho Carpinteiro» deixar uns «bocas» ou uns «Comentários».

Mas, ultimamente, tenho lá ido muito menos, pois, apesar de ser um blogue que apoia Mário Soares, pouco ou nada se lê sobre este - a verdadeira obsessão é Cavaco Silva, Cavaco Silva, Cavaco Silva!

Ora sucedeu que, perante a sondagem de ontem que dava cerca de 30% ao total da esquerda, Medeiros Ferreira disse o mesmo que se podia ler hoje no seu blogue (post das 11h34m):

«A ESQUERDA QUE SE ESCONDE DAS SONDAGENS
A série de sondagens, paineis e barómetros que se ocupam das próximas presidenciais, mostram um grande avanço de Cavaco Silva sobre os 4 candidatos de esquerda. Estes somados pouco ultrapassariam os 30% das intenções de voto.
Deduzo que há muito voto à esquerda que se esconde das sondagens. O importante para a avaliação da saúde da opinião pública em Portugal é entender porque essa intenção de voto mais à esquerda está a passar à clandestinidade».

Ora esta imagem pretende dar uma sugestão - talvez com um aparelho destes os líderes da esquerda-que-temos percebam o óbvio:

Que pouca malta se revê nos quatro candidatos que lhe meteram à frente: não os apreciam - nem pelo que fazem, nem pelo que dizem, nem pelo que representam, nem...

Compreendo que já não haja tempo para arranjar melhores, mas - francamente! - será assim tão difícil perceberem o que se está a passar?!

(Imagem env. por JAM)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não adianta.

Os actuais líderes da esquerda são completamente autistas.
Pelo menos, surdos do ouvido interno são com certeza.

Não fazem mais do que disparates (Soares e seus amigos ultrapassam-se a si próprios), e depois vão lamber as feridas a queixar-se da C. Social...

Cavaco dá lições de política a todos eles (infelizmente...).

A esquerda mantém o complexo do "anti" e do "contra", e só se alimenta disso.

É muito pouco, meninos e meninas!

E.R.R.

29 de outubro de 2005 às 12:46  
Blogger cãorafeiro said...

prezado carlos:

para mim, manuel alegre é um bom candidato.

quanto à questão esquerda-direita, deixei um comentário no bicho que talvez lhe possa interessar, e que reproduzo parcialmente, relativo ao divorcio entre as auto-proclamadas elites e o eleitorado de esquerda:

o problema que tanto baralha a esquerda não comunista tradicional é que tem uma imagem do mundo desadequada da realidade de hoje. são pessoas cuja formação se fez no quadro da guerra fria, e tendo em portugal um regime autoritário, e depois toda a luta do chamado verão quente de 75.

muitos deles não compreendem as profundas mudanças sociais, económicas e, consequentemente, políticas, ocorridas desde 1989 e que permitiram a emergência de um sistema económico global de matriz assumidamente neo-liberal.

não compreendem que para quem tem menos de 35 anos, e sofre na pele as consequencias da precaridade no trabalho, da especulação imobiliária, ou do ambiente inquinado da vida suburbana, se está nas tintas para os feitos heroicos de 75.

que as pessoas mais novas se estão nas tintas para os tradicionais conceitos de esquerda e de direita, que afinal de contas sempre foram relativos. que o desencanto apenas consegue ser enganado com estratagemas alienantes, com a versão século XXI do fado, fátima e futebol: consumismo, bebedeiras e infantilização dos adultos que se entretêm a brinar com playstations ou a escolher o último modelo de telemóvel.

29 de outubro de 2005 às 15:05  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Compreendo perfeitamente o que diz.
É mesmo assim.

E nem sequer a velha luta anti-fascista faz sentido contra Cavaco.

Já João Soares tentou essa mesma jogada ridícula contra Santana Lopes (nas eleições para a CML) e ninguém o levou a sério - nem podia!

29 de outubro de 2005 às 15:19  

Enviar um comentário

<< Home