16.9.05

Um jogo curioso - Solução

A SOLUÇÃO para obter o número máximo de pontos no jogo (ou quebra-cabeças) há dias proposto é a seguinte:

Começa-se num ponto qualquer (neste exemplo, foi em baixo, à esquerda) e avança-se em linha recta, para qualquer lado, contando «1-2-3».
É o que está indicado pelos movimentos «a1» e «a2», no seguimento dos quais se chega ao ponto «A».

O segredo está em continuar o jogo sempre de forma que a jogada seguinte ACABE ONDE A ANTERIOR COMEÇOU.
Neste caso, as jogadas «b1» e «b2», vão definir o ponto «B», que foi onde começou a jogada anterior.

E assim sucessivamente, até obter a pontuação máxima de 9.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A solução apresentada tem apenas seis pontos e não a máxima de nove do primeiro post.
Para mim a solução está em primeiro jogar para marcar as extremidades da estrela e só depois para os pontos intermédios.
JC

16 de setembro de 2005 às 11:58  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

JC,

Nada disso!

Eu só mostrei esses pontos para não atafulhar a folha!

Continuando como se indica chega aos 9.

Se quiser, envio-lhe o desenho.

16 de setembro de 2005 às 12:03  
Anonymous Anónimo said...

Tem todo a razão
Obrigado
JC

16 de setembro de 2005 às 12:06  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Nota adicional:

Neste jogo, pode atingir-se o valor máximo de 9 começando-o de 20 maneiras diferentes:

10 delas são a partir dos 5 pontos exteriores (sendo 5 possibilidades para a esquerda e 5 para a direita)

Outras 10 são a partir dos 5 pontos interiores (sendo 5 possibilidades para a esquerda e 5 para a direita)

No entanto, por razões de simetria, estas 20 hipóteses reduzem-se a duas:
Ou começar num vértice exterior ou começar num vértice interior.

Em ambos os casos, o critério de "acabar a contagem onde a anterior começou" conduz ao resultado máximo de 9.

Além disso, uma vez começado o jogo (seja de que maneira for), só há uma forma de o prosseguir correctamente.

16 de setembro de 2005 às 19:08  

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