15.9.05

Collina e a mulher de César

COLLINA assinou um contrato com a Opel. Tudo seria normal se esta empresa não fosse também patrocinadora do Milan, e se não fosse possível Collina vir a ser juiz em jogos desse clube.

Ora, em casos destes, muitas vezes as pessoas envolvidas parecem ignorar o que é isso de «conflito de interesses» - é que não basta ser-se honesto.

E foi assim que ele reagiu como em todo o lado reagem os que se deixam apanhar em situações semelhantes: proclamando a sua honestidade, quando tinha obrigação de saber que não era isso que estava em causa.

Finalmente, lá acabou por perceber; mas não rescindiu o contrato com a Opel...
--
Ver aqui notícia JN sobre o assunto

3 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Como bem se percebe, este texto devia ter ficado junto do outro em que se refere a nomeação de Guilherme d' Oliveira Martins para Presidente do Tribunal de Contas...

15 de setembro de 2005 às 21:40  
Anonymous Anónimo said...

Por motivos que não precisam de ser explicados, à entrada dos supermercados não se pode entrar com sacos. Ou, então, eles têm de ser selados.

Agora, imagine-se uma pessoa honestíssima a protestar, e a dizer que não aceita isso, pois «estão a desconfiar da sua honestidade»!

Não se trata de "desconfiar nem deixar de desconfiar" - há regras de carácter geral que têm de ser cumpridas (nem que os desonestos sejam só 0,1%) e ponto-final.

Quem não as aceitar, que vá a outra loja.

-
No caso do Collina e do Oliveira Martins:
Da mesma forma, também um juiz (que vai julgar) não deve ser pago pela mesma entidade que paga a quem vai ser julgado por ele.

Tem de ser essa a norma, sem excepções.

Gorjão

16 de setembro de 2005 às 19:20  
Anonymous Anónimo said...

As duas situações são completamente diferentes.

O Collina não vai apitar os jogos da Opel. Enquanto que o Oliveira Martins, vai fiscalizar quem lhe "paga".

Em Inglaterra os árbitros são patrocinados pelo patrocinador do Chelsea. E ninguém põe isso em causa. Mentalidades...

19 de setembro de 2005 às 15:45  

Enviar um comentário

<< Home