25.8.05

Tudo controlado... olhemos para o lado!

«Conversa tonta, é vezes sem conta!»:

«...Fernando Ruas exigiu, esta quinta-feira, que o vereador do Urbanismo na Câmara Municipal do Porto, Paulo Morais, esclareça as acusações que fez em entrevista à revista Visão, segundo as quais não só terá sofrido pressões enquanto responsável pela habitação, como sabe de outras autarquias do País que cedem a interesses imobiliários».

Já ouvimos esta conversa vezes-sem-conta, e o Sr. Fernado Ruas ainda não percebeu que, ao armar-se em virgem-ofendida (e tomando estas dores como suas) só estar a cobrir-se de ridículo, pois a corrupção (aqui, como na arbitragem, como em qualquer outro lado) é daquelas coisas que toda a gente sabe que existem mas que são muito difíceis de provar (*).

Eu também, em tempos, tive de dar 500$00 (e há 23 anos era dinheiro...) a um fiscal para não me moer mais o juízo. Claro que não o posso provar (não havia ninguém a assistir), mas que dei, dei; e que o assunto se resolveu de imediato, também o posso garantir...

Ah! E não me venham dizer que, com isto, estou a ofender TODOS os fiscais - é que acabei agora mesmo de comer, e não me posso rir muito.

(*) Ver o desenvolvimento deste assunto aqui («Diário Digital») e aqui («Público»)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

APOSENTADA FILMA TRAFICANTES E LEVA 17 PESSOAS À PRISÃO

Gravações que uma senhora aposentada de 80 anos fez da janela de seu apartamento levaram 15 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana (zona sul Rio) à prisão.

Dois dos presos são policiais militares.

Moradora de um edifício vizinho à favela, ela se cansou de denunciar sem sucesso os traficantes que desfilavam pela rua empunhando armas e decidiu, numa operação arriscada, filmar o cotidiano de venda de drogas à luz do dia, no coração de um dos bairros mais nobres do Rio. "Não tem perigo, não. Eu filmo através de uma brecha que deixo na janela e um buraco que fiz na cortina", contou a aposentada, identificada pelo nome fictício de Vitória, que colocou película escura nos vidros das janelas para não ser vista pelos bandidos.

Nas imagens feitas por ela nos últimos dois anos, traficantes transitam por um dos principais acessos da favela com revólveres e metralhadoras. Ela também registrou jovens de classe média comprando e cheirando cocaína diretamente nas mãos dos traficantes.

As fitas foram entregues à polícia, que investiga o tráfico da área. Para evitar represálias, a senhora vendeu seu apartamento e está em local não revelado, sob proteção do governo estadual. Dona Vitória foi classificada como uma "heroína" pelo secretário de Segurança Pública do Rio, Marcelo Itagiba. O secretário, apesar de concordar que ela correu risco de morte, incentivou outros cariocas para que denunciem casos semelhantes à polícia. "Não se pode correr riscos, mas muitas vezes já se corre riscos quando silencia-se em função do tráfico", disse Itagiba.

Segundo o secretário, a polícia não tomou nenhuma atitude em maio de 2004, quando soube das gravações, porque temia pela segurança de Dona Vitória, que não aceitava deixar o apartamento. Há três meses, foi iniciada uma investigação conjunta entre a Subsecretaria de Inteligência, a Secretaria de Administração Penitenciária e a delegacia de Copacabana (12ª DP). Com autorização judicial, 800 horas de gravações telefônicas foram feitas em 45 dias.

As informações das escutas, juntamente com as fitas gravadas por Dona Vitória, foram utilizadas pela polícia para pedir à 27ª Vara Criminal mandados de prisão temporária contra 13 traficantes e dois policiais militares: o capitão Leandro Oliveira Coelho, do batalhão de Copacabana (19º BPM), e o cabo Amir Jorge da Silva Filho, o Amir Playboy, lotado no de Bangu (14º BPM). Os policiais já estão presos.

A delegada Monique Vidal, titular da 12º DP, contou que Dona Vitória não se conformava havia vários anos com o domínio do tráfico no local e, antes de fazer as gravações, chegou a enfrentar os traficantes, gritando e atirando água. Em 1999, sua janela foi alvejada duas vezes pelos bandidos.
---

Em: http://br.news.yahoo.com/050825/25/wvmc.html

25 de agosto de 2005 às 19:13  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

PJ tem novos documentos que comprometem Avelino Ferreira Torres
26.08.2005
--
Documentos que comprovam a entrega de cerca de meio milhão de euros, em letras e cheques, de um empreiteiro de Marco de Canaveses a José Faria, ex-braço-direito de Avelino Ferreira Torres, estão agora nas mãos da Polícia Judiciária do Porto e poderão criar sérios embaraços ao autarca.

(...)
Notícia completa em:

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1231320&idCanal=21

26 de agosto de 2005 às 10:21  

Enviar um comentário

<< Home