19.7.05

RECENTEMENTE, meteu-se neste blogue um texto a gozar com os opiniosos e palpiteiros (os portugueses-típicos que, não percebendo nada de certos assuntos - e reconhecendo o facto...-, nem por isso deixam de dar a sua opinião ou, no mínimo, um bom palpite).

E é nessa linha que me atrevo a dizer também:

«Eu não percebo nada de Finanças (como garantia Salgado Zenha pouco antes de ir para ministro-das-mesmas...), mas palpita-me que o aumento do IVA só pode fazer efeito, em termos de aumento de receitas, se as pessoas continuarem a fazer o mesmo volume de compras - sendo o imposto maior, o Estado arrecadará mais».

Assim sendo, digam-me lá:
Como é que "essa coisa" funciona se mais de 3/4 das pessoas já atingiram o limite das suas possibilidades e estão a "resolver o assunto" comprando menos?

(Os valores indicados neste inquérito online já estabilizaram há vários dias)

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o mesmo para o imposto automovel a partir de certas cilindradas e em veiculos todo o terreno. simplesmente a venda de jeeps (desde a ultima mudança de imposto) diminuio tanto que a receita do imposto (apesar do aumento) foi muito inferior à dos anos anteriores e ainda hoje o é.
mas sera assim tao complicado prever situaçoes destas?
o aumento do IVA nao é realmente uma medida de politica seria e concreta (nem na teoria o é) é um remendo que abrira mais buracos. o consumo privado já nao pode manter mais este pais.

20 de julho de 2005 às 06:52  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Pois.

Ainda ontem, na TV, se dizia (mais uma vez), que já quando foi do aumento do IVA de 17 para 19% "as receitas ficaram aquém do esperado"...

Só não digo que «Gente BURRA é outra coisa», porque são decisões que vêm de quem sabe - enquanto nós somos apenas "palpiteiros"...

Mas o facto é que alguns governantes andam MUITO afastados das realidades do POVO...

20 de julho de 2005 às 08:29  
Anonymous Anónimo said...

Quero apenas deixar um comentário:Muitos bens de consumo, considerados de 1ªnecessidade, não sofreram o aumento do iva.

Em relação aos outros, quem compra um bem por €20,00,também compra por €21,00 ou por €21,50 (quando se dá o caso de aumentar €1,00), ou não??

Por outro lado, palpita-me que o iva aumentou, porque ao ponto a que chegámos,e tendo que cumprir o prazo dado pela UE, não havia muitas hipóteses(as que haviam não eram suficientes)...

21 de julho de 2005 às 12:45  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Só duas observações:

1-Já quando foi do aumento de 17 para 19% se veio a concluir que a retracção do consumo (e eventual aumento do contrabando e da fraude-fiscal, que ficam mais apetecíveis) fez com que as receitas não atingissem o valor previsto.

2-Quanto a concluir que "quem gasta 20 pode gastar 21", cada um sabe de si - e,por mim, não é verdade.
O meu caro "Anónimo" ficaria admirado se lhe contasse a quantidade de coisas que deixei de comprar da há algum tempo a esta parte.
Passei a ir a um café onde me cobram 45 cêntimos (deixando de ir aos outros onde me cobram 50), e MUITAS coisas do género que um certo pudor me impede de referir aqui.

21 de julho de 2005 às 12:56  

Enviar um comentário

<< Home