6.4.05

«Produtividade nas Artes» ou «Os "artistas" da produtividade»

(Schubert a descansar, em vez de estar a acabar a sinfonia...)

O Presidente de uma grande empresa recebeu uns convites para um concerto em que seria apresentada a sinfonia Inacabada de Schubert (*).

Como já tinha compromisso para aquela noite, deu-os a um de seus assessores, um especialista em produtividade. Na manhã após o concerto, o Presidente encontrou o seguinte memorando sobre a sua mesa:

«Prezado Senhor, muito obrigado pelas entradas. No geral, tivemos uma noite muito agradável. Mas sobre a sinfonia existem algumas coisas que poderiam ser melhoradas:

Por um longo período de tempo os quatro tocadores de oboé não tinham nada que fazer. O número deles deve ser imediatamente reduzido e o seu trabalho distribuído entre o resto da orquestra, eliminando, deste modo, picos de actividade e excesso de pessoal.

Todos os doze violinos tocavam notas idênticas. Isto parece-me uma duplicação desnecessária e deve haver um corte drástico no número de elementos neste sector. Se um volume alto de som é realmente necessário, isto poderia ser obtido através de um amplificador eléctrico.

Muito esforço e atenção eram necessários na execução das semicolcheias. Isto me parece um refinamento excessivo, se analisado do ponto de vista custo/benefício. Recomendo que todas as notas sejam arredondadas para a mais próxima colcheia.

Se isto for feito, sugiro que o departamento de Selecção contrate estagiários ou operadores de nível mais baixo, que certamente terão salários inferiores aos actuais músicos. Não vejo nenhum propósito útil em repetir com instrumentos de sopro as passagens que já tenham sido tocadas pelas cordas. Trata-se claramente de uma duplicidade de funções.

Se todas estas passagens redundantes forem eliminadas o concerto poderia ser encurtado em, pelo menos, vinte minutos.

Na condição de especialista que sou, lembraria que o momento actual das empresas requer uma concentração de esforços em actividades de racionalização, eficiência, competitividade, principalmente se considerada a globalização da economia.

Voltando ainda ao concerto, se Schubert tivesse prestado atenção a estas questões por mim levantadas, indiscutivelmente teria sido capaz de terminar esta sinfonia».

(Texto de Humbert Malhaman, enviado por CPC)

--

(*) Ver um interessante texto sobre esta obra (a Sinfonia nº 8, em si menor, "Inacabada" ou "Incompleta") em: www.malhanga.com/musica/Schubert.html

1 Comments:

Blogger Alhosvedrense said...

Medina Ribeiro!

O comentário à foto é soberbo Parabéns!

Já agora convido-o a visitar os meus blogs:

http://assimobservo.blogspot.com e
http://alhosvedrense.blogspot.com

8 de abril de 2005 às 00:31  

Enviar um comentário

<< Home