24.3.05

Os Komplyka-dores - I

Já quase todos tivemos experiências tristes com os «Komplyka-dores», os pseudo-sábios-da-informática que conseguem tornar «komplykadu» o que é (ou devia ser...) fácil.
.
Palpita-me que é rapaziada dessa quem inventa os computadores e respectivos acessórios que, pela sua complexidade (aparentemente desnecessária - para não dizer idiota), nos dão cabo da cabeça a toda a hora com vírus, bloqueios, incompatibilidades, cabos, cabinhos, fichas e fichinhas, etc. etc.
.
Uma amiga, aparentemente vítima dessa tropa-fandanga, enviou-me o seguinte e-mail em que conta o que sofreu para conseguir... Bem, o melhor é ler:


*

Depois de alguns dias a combater a ignorância em algumas áreas da informática (...)

Passo a explicar... não sou inforfóbica. Muito pelo contrário. Diria mesmo que sou uma curiosa com a teimosia necessária para ir aprendendo com as dificuldades.

Há cerca de duas semanas o meu rato ficou doente. Os anos não perdoam. Para a velhinha porta “COM” já quase não se vendem modelos, pelo que me vi a braços com um problema. Comprei ratos... adaptadores mas sem sucesso.
Confesso que a dada altura a paciência já escasseava, e como não tenho vergonha de perguntar o que desconheço fui à Vobis. Coloquei a questão ao funcionário. Desta forma, averiguei que em 95% dos casos os adaptadores não funcionam pois de algum modo são incompatíveis com os equipamentos. A solução, no entanto, poderia passar por comprar uma placa de USB e comprar um adaptador PS/2 – USB, atendendo a que há umas semanas tinha adquirido um teclado com rato wireless.
Nunca na minha vida tinha instalado uma placa. Tive sucesso. A dificuldade foi com o adaptador. Como previsto, gerava incompatibilidades e quando ligava o rato obtinha a desmotivante indicação de dispositivo desconhecido.

Vencida?! Nem por isso.

Hoje, depois de mais uma visita à referida loja, obtive a resolução para todo este enredo: comprar um rato USB. O certo é que o funcionário não só respondeu às minhas questões como ainda recorreu ao técnico de serviço para que o esclarecimento fosse completo. Cheguei a casa ansiosa por instalar este novo amiguinho.

Finalmente!!!

Tudo a funcionar e a permitir-me uma maior flexibilidade de manuseamento do meu velhinho pc.

As vantagens?! Novos conhecimentos, uma placa USB e um rato actual.
-----------------
Ilda Maria Nunes