24.2.05

Um engenheiro inesperado

É um pouco estranho ouvir pessoas a serem tratadas por "Doutor" ou "Engenheiro" quando não são uma coisa nem outra, especialmente porque raramente corrigem o interlocutor.

Vem isto a propósito do facto de eu ter lido na Internet que o Eng. José Sócrates não é engenheiro (*).
Não sei se é ou não, mas o certo é que o caso me fez lembrar o meu velho amigo Oliveira que, não sendo licenciado em coisa nenhuma (a não ser, porventura, em batatas fritas), resolveu o assunto da forma divertida que se pode ler em
http://diferencial.ist.utl.pt/edicao/24/olivexport.htm

*

Para quem não tiver paciência de ler tudo, aqui fica o essencial:

*

... Oliveira metera no seu cartão de visita: Olive-Tree@mail.telepac.pt!

Mas ainda faltava a melhor. Foi quando ele comentou:

«Não nos podemos esquecer de meter aí o E-N-G!».

Essa é que, de facto, eu não estava a perceber!

Então ele foi buscar a maqueta dos catálogos que andava a preparar e mostrou-me:

ENG OLIVEIRA

Reagi mal a essa evidente desonestidade profissional:

«Que história é essa?! Desde quando é que você é licenciado em engenharia?!».

Riu-se, com aquele ar de chico-esperto com que eu tanto embirro, e saiu-se com esta:

«Ora, ora... nestas coisas de negócios, o ENG cai sempre bem... afinal de contas, são as iniciais de Empresa de Nutrição e Gastronomia...»

Reagi, talvez agressivamente demais:

«Ó Oliveira! Que raio! NÃO HAVERÁ QUEM O META NA ORDEM?!»

Aí, ele ficou de olhos em bico, e - gaguejando de sincera emoção - saiu-se com esta:

«Acha que era possível?! Você ajudava-me?!»

Não entendi...Mas ele também não tardou a explicar-se:

«Sim!! Era bestial!!! Você arranjava maneira de me meter na Ordem... dos Engenheiros?»

--

NOTA: Muitas outras histórias deste "herói" estão em www.janelanaweb.com/humormedina

--

(*) Segundo me informa uma leitora, José Sócrates é engenheiro civil, e terá concluído os seus estudos em Coimbra. No entanto, e segundo outro leitor, "a coisa" é mais complicada, e remete-nos para http://www.doportugalprofundo.blogspot.com (post de 22 de Fevereiro)

1 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Este post é de Fevereiro de 2005.

Em 2007, rebentou a bronca de José Sócrates, que tem tanto direito ao uso do título de ENG como o Sr. Oliveira da Empresa de Nutição e Gastronomia...

16 de junho de 2007 às 22:32  

Enviar um comentário

<< Home