23.2.05

Era assim tão difícil de perceber?!

Ao contrário de Paulo Portas (que soube tirar conclusões rápidas da sua derrota), Santana Lopes começou por dar a entender que se manteria à frente do Partido (e se recandidataria à respectiva liderança), para vir anunciar o contrário 48 horas depois.

Foi o tempo que demorou «a pensar»!

Claro que já estamos habituados a que ele mude de ideias de um momento para o outro, mas o facto de ter demorado tanto tempo para tomar uma decisão óbvia nada abona em seu favor - ou é de compreensão lenta, ou nunca tinha pensado que lhe pudesse suceder o que sucedeu.

E que raio de político é esse, que ainda não aprendeu a PREVER as situações?!

*

E isso faz-me recordar um episódio que se passou comigo:

Em tempos, soube que uma empresa andava à procura de um engenheiro.

Resolvi apresentar um amigo meu, recomendando-o com a indicação de que era muito bom a resolver problemas.

Sorrindo, o administrador agradeceu-me, mas deu-me a seguinte resposta que nunca mais esquecerei:

«Sabe? Eu não preciso de quem RESOLVA problemas. Desses, há muitos por aí. Eu preciso é de quem saiba ANTECIPÁ-LOS para que não cheguem, sequer, a surgir. É que GERIR É PREVER...»

Lembrei-me também disso ao ouvir um político muito conhecido (da área vencedora, por sinal) que dizia recentemente, achando que proferia palavras muito sábias:

«Eu cá só penso nos problemas à medida que aparecem» - pois se assim é, faz muito mal, Senhor Doutor...