19.1.05

Um raciocínio subtil

Um funcionário do Metro, tendo acabado de colocar um aviso de «Cuidado com os carteiristas!», é vivamente interpelado por um passageiro furibundo:

- Olhe lá! Isto não é assim! Vocês têm de denunciar quem são os larápios, e têm de o provar, caso-a-caso!

Cria-se burburinho e, confrontado por alguns dos presentes com a falta de lógica do que afirma, o cavalheiro puxa de um silogismo de fazer corar Aristóteles:

- Então? Eles não dizem que no Metro viajam carteiristas? Ora, como nós viajamos no Metro, estão a dizer que somos carteiristas! - e há quem «faça que sim» com a cabeça...

Embora esta argumentação, de tão tonta que é, dê vontade de rir, o certo é que Fernado Ruas proferiu uma de teor exactamente igual em reacção a uma declaração de Mário Soares segundo a qual há corrupção nas autarquias.
Dizia o esforçado senhor, recorrendo ao mesmo finíssimo raciocínio:

- Então? Ele não diz que há autarcas corruptos? Ora, como o filho dele e Jorge Sampaio foram autarcas, está a dizer que ambos são corruptos! - e, deliciado com tanta subtileza, sorriu!

Palpita-me que muita gente o acompanhou no riso...


(Publicado na «Visão» de 27 Jan 05 com alguns cortes)

1 Comments:

Blogger Carlos Esperança said...

Por estranha ironia, no mesmo dia, a presidente da Câmara de àgueda nomeia o seu filho «Adjunto»; O antigo presidente da Câmara do Porto foi constituído arguído; a Presidente da Câmara de Leiria, idem. Há pouco o Presidente da Câmara do Sabugal abriu um lugar de veterinário (já havia outro) e um de sociólogo, respectivamente para o filho e a filha. Felgueiras, Águeda (com o titular inicial), Marco, Gondomar, etc., etc. indiciam que possa haver corrupção. Mas...é capaz de ser apenas fumo.

20 de janeiro de 2005 às 01:07  

Enviar um comentário

<< Home